Nem só de praias vive o nordeste brasileiro, existem cidades muito interessantes pelo seu interior, como em todo interior do Brasil. Vamos apresentar Petrolina em Pernambuco, um pólo turístico bem no interior de Pernambuco, fica a 780 km da capital, Recife.
O município de Petrolina faz parte da região do sub-médio São Francisco. Apresenta a maior taxa de crescimento econômico da região nordeste. Localizada em pleno Sertão, às margens do Rio São Francisco, tem a agricultura como principal atividade sendo o maior exportador de frutas do Brasil. Possui ótimo clima, com temperatura média de 26ºc, bons solos e abundância de recursos hídricos para irrigação.
São três os tours na cidade: Tour Histórico Cultural, Tour das Águas e Tour Técnico Científico e Enoturismo.
TOUR HISTÓRICO
No Tour Histórico Cultural, destacam-se a Ilha do Fogo, situada no centro do leito do Rio São Francisco, sendo limite natural entre os Estados de Pernambuco e Bahia. É utilizada como ponto de sustentação da ponte Presidente Dutra, que liga Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). A Catedral de Petrolina, construída no ano de 1929, em estilo neo-gótico, possui uma fachada imponente, edificada em pedras retiradas da própria cidade, composta por uma única porta central e duas enormes torres onde estão inseridos belíssimos vitrais franceses. Na torre esquerda vê-se um relógio doado pelo Padre Cícero. O altar-mor também é em estilo gótico.
O Centro Histórico de Petrolina é hoje um dos points mais bem frequentados pelos turistas que vão de todos os lugares e pelos moradores do município. No passado funcionavam nos espaços armazéns de depósito de algodão e mamona que seguiam para as indústrias de fabricação de óleo.
Hoje no Centro Histórico funcionam bares com varias atrações noturnas e shows culturais, que contagiam os visitantes com suas músicas regionais.
O Museu do Sertão tem como tema o resgate e a preservação da história do homem sertanejo em todos os seus aspectos. Foi inaugurado em 1973. O acervo é constituído por mais de três mil objetos reunidos em coleções onde são mostrados o meio ambiente, a cultura indígena, o artesanato, a moradia rural, os valores da economia, da política, da religião e da sociedade sertaneja como um todo.
Oficina do Artesão (Mestre Quincas), é o ponto de trabalho dos artesões de Petrolina, onde se pode apreciar o momento da criação das peças pelos artistas: esculturas de madeiras (santos e carrancas), bolsas, cintos, lençóis e peças de cerâmica.
E ainda tem o Bodódromo, centro gastronômico, com vários restaurantes ao ar livre, onde se é servido o bode assado com diversas comidas típicas da região.
O Parque Municipal Josepha Coelho, é um espaço voltado para o lazer da população possuindo pista de Cooper, pista de bicicross, pista de skate, quadra de esportes e playground, ainda possui bares, restaurantes e anfiteatro.
TOUR DAS ÁGUAS
No Tour das Águas, tem os seguinte pontos turísticos: Ilha do Rodeadouro, no centro do leito do Rio São Francisco próxima à Ilha do Massangano. Sua praia é formada por areias finas e douradas, aparecendo ao seu largo, no leito do rio. Há grande concentração de palhoças em que funcionam bares e pequenos restaurantes (pratos à base de peixes do Rio São Francisco) e nos finais de semana, shows. Balneário das Pedrinhas, sua praia é formada por pequenos seixos rolados de coloração dourada. Com moderada correnteza, média profundidade e pequenas marolas; muitos bares e restaurantes com bebidas e comidas típicas. Parque Aquático Internacional Ilha do Sol: chalés, bares, restaurantes, lanchonetes, posto médico, piscinas, quadra de esportes e shows folclóricos funcionam todos os dias. Excelente para as famílias.
Na Ilha do Massangano, ilha fluvial que fica próxima à Ilha do Rodeadouro sendo uma das tradicionais da região, se concentram manifestações culturais como Penitentes e o Samba de Véio além de preservar e festejar Santo Antonio (Padroeiro do Lugar) no mês de junho; para se chegar a Ilha só alugando barcos para as travessias.
TOUR CIENTÍFICO
O Tour Técnico Científico e Enoturismo é imperdível, o roteiro possui um percurso de 70 km, iniciando com a visita a CODEVASF e a EMBRAPA, onde o turista tem uma breve visão e informações sobre as potencialidades agrícolas da região prestadas pelo guia acompanhante. Em seguida conhece-se alguns ponto turísticos de Lagoa Grande, como a Vititeca (variedade de vinhas cultivadas no Vale, implantada no canteiro central da avenida do Parque da Uva e do Vinho, que serve de palco para a VINHUVA FEST) Festa da Uva e do Vinho, que acontece de dois em dois anos.
Após esta rápida parada, o visitante segue rumo à região das vinícolas e fazendas de uva, pela estrada conhecida como a Rota do Vinho, onde conhece-se o plantio de uvas de mesa (com e sem sementes) e de vinho, áreas de experimento e de produção da bebida, e toda tecnologia desenvolvida utilizada na região.
A visita à vinícola, acompanhada por técnico, mostra todas as fases da elaboração do vinho, desde o esmagamento da uva até a embalagem final dos produtos, com uma rápida degustação.
Finalmente, pode-se contemplar as belezas no Rio São Francisco, fazendo um inesquecível passeio com eclusagem na Barragem de Sobradinho (segundo maior lago artificial do mundo, com seus 34,1 bilhões de metros cúbicos de água).
É um destino diferente, inesquecível, degustando um bom vinho que o visitante certamente levará na bagagem.