Movimentos sindicais de Juiz de Fora integram manifestação em Brasília

O movimento “Ocupa Brasília”, organizado pela Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, em conjunto com as centrais sindicais, acontece nessa quarta-feira, 24. Professores, estudantes e classes sindicais de Juiz de Fora marcam presença na manifestação na capital federal. A concentração será a partir das 11h no Estádio Mané Garrincha, com marcha para a Esplanada dos Ministérios às 14h. O ato político está previsto para começar às 16h30 no Congresso Nacional.

As movimentações em JF tiveram início na manhã dessa terça-feira, 23, com o “roletaço” no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os ônibus, que transportam os funcionários, não circularam, e a central de atendimento, a biblioteca e as funções administrativas também ficaram paralisadas. “Aproveitamos o espaço do restaurante para realizarmos uma ação de panfletagem e debater um pouco sobre as reformas propostas pelo governo e a necessidade de eleições diretas”, avaliou Lucas Simeão, coordenador-geral do Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf).

Na tarde dessa terça-feira, 23, um ônibus partiu com 40 trabalhadores rumo a Brasília, em caravana organizada pelo Sintufejuf. Na madrugada de quarta-feira, 24, outra comitiva, da Associação de Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes JF), leverá 21 docentes para a capital. Representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFJF também confirmaram presença. A Apes JF e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (IF Sudeste MG) irão paralisar todas as atividades nessa quarta-feira. Os professores das redes estadual e municipal também integram o movimento, além de membros da Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outros movimentos sindicais.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) enviou a Brasília oito ônibus. Em sua página no Facebook, o sindicato informou que a subsede ficará fechada até quinta-feira, 25. Representantes do Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro-JF) também comparecerão. O Sindicato, por meio de comunicado em sua página oficial, disse que na quarta-feira, 31, haverá paralisação das atividades da categoria e uma assembleia para discussão das questões, às 15h, no Ritz Hotel.

NA CÂMARA MUNICIPAL

Nesta quarta-feira, 24, a partir das 16h30, acontecerá, em frente a Câmara Municipal, um ato paralelo ao Ocupa Brasília. A manifestação também será contra as reformas, pedindo eleições diretas e afastamento do presidente Michel Temer. A manifestação local é uma iniciativa do Fórum Sindical e Popular, que congrega mais de 20 entidades sindicais e movimentos sociais de Juiz de Fora. Também participam da articulação desta manifestação no município a Frente Brasil Popular, o DCE, o Sintufejuf e a Apes JF.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.