Embu das Artes é um dos principais destinos turísticos do estado de São Paulo e do Brasil. Elevada à categoria de Estância Turística em 1979, a cidade recebe mais de 100 mil visitantes por mês. O município ainda oferece diversos atrativos encantadores, que reforçam a identidade artística e cultural local.
Além da cidade, a região sudoeste de São Paulo é muito rica em atrativos e belezas naturais. Os municípios que cercam Embu das Artes oferecem ótimas opções de passeios para toda a família; porém o forte da cidade é mesmo cultura e arte.
MUSEU DE ARTE SACRA DOS JESUÍTAS
Vamos começar pelo Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, o conjunto jesuítico inclui a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e é sede do Museu de Arte Sacra. Sua arquitetura apresenta particularidades do estilo barroco paulista e um acervo rico em imagens de anjos, santos e personagens bíblicos entalhados em madeira, modelados em terracota ou em armações de roca, produzidos entre os séculos XVII e XIX.
FEIRA DE EMBU DAS ARTES
Feira de Embu das Artes, a tradicional Feira de Arte e Artesanato é uma das principais atrações turísticas da cidade. Desde 1969, as ruas do Centro Histórico são ocupadas por artistas e artesãos, que expõem e vendem seus produtos. A variedade é grande: pinturas, esculturas, porcelanas, bijuterias, instrumentos musicais, estofados, cestarias, vestuários, rendados e uma série de objetos utilitários ou decorativos. Além disso, há também a Feira do Verde, de plantas e flores ornamentais.
SAKAI DO EMBU
O Memorial Sakai do Embu, inaugurado em 2003, tem em seu acervo peças do artista Tadakiyo Sakai um dos maiores terracotistas do país. O conjunto arquitetônico inclui a Capela de Santa Cruz, inaugurada em 2008, o Cruzeiro da Paz e um pátio onde são realizados eventos. Além de uma ampla galeria de pelas de Sakai e de outros artistas, o museu contém escola de terracota, com cursos regulares e oficinas gratuitas.
CENTRO CULTURAL MESTRE ASSIS DE EMBU
O Centro Cultural Mestre Assis de Embu, oferece ao público, gratuitamente, acesso à arte, à cultura e ao conhecimento. Há três salas para exposições com capacidade para 150 pessoas, destinado a palestras, recitais, espetáculos musicais e teatrais.
BELEZAS NATURAIS
Parque do Lago Francisco Rizzo, com mais de 217 mil metros quadrados, a antiga área de extração de areia deu lugar a um espaço verde e a um grande lago de 56 mil m² , povoado por dezenas de espécies de peixes. Possui pistas de Cooper, brinquedoteca, biblioteca sobre meio ambiente e viveiro de mudas, que oferece variedade de plantas e árvores, algumas nativas da região, para retirada e plantio.
Ao ar livre, também deve-se visitar a Cidade das Abelhas, localizado em uma extensa área de preservação ambiental de 150 mil metros quadrados nomeio da Mata Atlântica, o Parque Ecológico, Cultural e de Lazer Cidade das Abelhas é o lugar ideal para uma visita ou realização de uma aula de Estudos do Meio que mostrará a vida deste insetos, considerados o mais úteis da espécie.
No Clube Ziu Enomoto, lazer, esporte e diversão são algumas possibilidades nesse espaço que possui quadras para variados esportes, piscinas, pedalinhos, vestiários, restaurante à la carte, quiosques com churrasqueia e trilha.
TEMPLO BUDISTA
Para quem é adepta do budismo, o Templo budista Odsal Ling é um exemplar autêntico da arquitetura tibetana, com toda a sua riqueza de cores e de ornamentos. Ali são realizadas práticas de meditação diariamente, e concedidos ensinamentos e retiros espirituais. Inaugurado em 2008, o templo já recebeu inúmeros mestres budistas realizados e reconhecidos no mundo todo. Recebe também alunos de todo o Brasil que procuram, em seu ambiente inspirador, o lugar adequado para relaxar a mente e se empenhar nas práticas de treino da mente.
Para a criançada a fazendinha Companhia dos Bichos é um espaço cuidadosamente preparado para oferecer às crianças o contato harmonioso com os animais da fazenda. O local, que tem 25 mil metros quadrados, abriga 20 diferentes espécies de animais de fazenda, tem passeio a cavalo e de charrete, um berçário com filhotes, ordenha da va sempre às 12h e 15h, e uma vila caipira com bolinho e café à vontade, feito no fogão a lenha. Os visitantes podem entrar na maioria dos cercados com o auxílio de monitores, para alimentar e fazer carinho nos bichos. É um ótimo passeio para famílias com crianças que podem vivenciar o clima agradável dos sítios de antigamente e se encantar com os bichos. O local oferece também restaurantes com diversos cardápios inclusive com comida caseira.
Inaugurada em 2011, a Praça da Alimentação de Embu das Artes e um complexo gastronômico e uma aconchegante área de lazer em meio ao centro histórico da cidade. São 24 quiosques com uma oferta variada de lanches, sucos, salgados, doces e pratos rápidos. A infraestrutura é completa, com mesas e cadeiras, parque infantil, espaço para eventos culturais, banheiros, fraldário, deque e estacionamento.
Embu das Artes é um destino diferente, voltado para cultura e artes. É uma boa sugestão para o próximo feriadão.