O Projeto de Extensão “Olho Vivo”, desenvolvido por estudantes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está arrecadando armações de óculos usadas, que serão direcionadas para a confecção de óculos a serem destinados a crianças e adolescentes com doença falciforme e outras hemoglobinopatias, que são patologias causadas por uma alteração na hemoglobina.
O projeto conta atualmente com cerca de 237 assistidos no Hemocentro Regional de Juiz de Fora, que devem ser beneficiados pela iniciativa. “As crianças e adolescentes com doença falciforme correm risco de ter lesão vasoclusiva da retina que, se não for diagnosticada precocemente, pode ocasionar cegueira. A armação é mais cara que a própria lente. Nesse sentido, precisamos do apoio da população para que o projeto possa oferecer melhor qualidade de vida às essas pessoas”, disse Zuleyce Lessa, professora da UFJF e coordenadora do projeto.
A primeira etapa do projeto consiste na realização do teatro Olho Vivo, realizado toda quarta-feira no Hemominas. “Nessa apresentação explicamos às crianças como elas podem identificar se estão tendo dificuldade para enxergar. O teatro serve, ainda, para orientá-las como o teste de acuidade é feito. A intenção é diminuir a ansiedade das crianças, já que na sequência da encenação elas são submetidas ao teste”, explicou Zuleyce. “Nesse primeiro contato conversamos sobre os alimentos que são ricos em vitaminas que favorecem a boa saúde visual”, finalizou.
A Secretaria de Educação de Juiz de Fora é parceira da iniciativa. O órgão receberá as armações e as encaminhará para o Centro Óptico — acompanhadas de receitas de um oftalmologista parceiro — onde serão confeccionadas as lentes, de acordo com as necessidades de cada criança ou adolescente, sem nenhum custo para as pessoas atendidas.
Os interessados poderão doar armações, que não podem ser para óculos de sol, depositando-as em caixas caracterizadas com o nome do projeto, que estão posicionadas próximas à Central de Atendimento e no hall de entrada da Faculdade de Enfermagem da UFJF. A campanha não tem data para terminar.