Projeto estimula politização de alunos de escolas públicas e privadas

A oitava edição do projeto Câmara Mirim teve início na tarde dessa sexta-feira, 12, com a presença de 150 alunos de dez escolas públicas e privadas da cidade. A solenidade foi marcada pelos pronunciamentos dos estudantes e vereadores presentes, além da entrega do documento com as propostas da edição 2016 à Comissão de Participação Popular e de Legislação Participativa.

“Nós temos que desmistificar o conceito pejorativo que os jovens têm em relação à política. É por meio dela que você discute a cidade e o espaço no qual você está inserido”, ressaltou o coordenador do projeto, Sérgio Dutra.

No fim de março, representantes do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) e as escolas participantes do projeto definiram três temas possíveis para debate deste ano: Qualidade de Vida e Meio Ambiente; Uso da Tecnologia na Comunicação e Impacto da Violência na Juventude. No dia 27 de maio, os participantes se reunirão na Escola Municipal Rocha Pombo, situada na Rua Açaí, no bairro Amazônia, zona Norte, para decidir o tema desta edição. “Nessa próxima reunião os três temas serão apresentados aos alunos e eles terão que escolher um para a edição 2017”, disse o coordenador.

Embora o projeto tenha sido lançado oficialmente na solenidade de sexta-feira, as movimentações tiveram início em fevereiro, quando foi feito o primeiro contato com as instituições de ensino para apresentar a proposta da Câmara Mirim. “As escolas foram escolhidas por meio de sorteio e as instituições escolhem 15 estudantes do oitavo e nono ano para participar do projeto. Agora vamos dar início à fase de capacitação dos alunos. A intenção é trabalhar os conceitos de política, cidadania, democracia e explicar as funções dos poderes da república e dos vereadores”, explicou Dutra, acrescentando que o próximo passo será a elaboração de propostas relacionadas ao tema. “Por fim a intenção é que, ao final, propostas dos alunos sejam encaminhadas ao Executivo da Câmara por meio de requerimento”, finalizou.

O professor de Matemática, Reginaldo Ramos de Brito, que leciona na Escola Municipal Gabriel Gonçalves, situada no bairro Ipiranga, salientou a importância da politização dos alunos desde cedo. “Esse projeto se torna ainda mais necessário em um momento no qual o país está tão fragilizado politicamente”.

Um dos alunos selecionados da instituição foi Robert Matias Pereira de 14 anos, que contou o que lhe motivou a participar do projeto. “Temos que saber lutar pelos nossos direitos e o conhecimento é a melhor forma. Entender sobre política, nos torna livres”, afirmou o estudante.




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