Celebrar a diversidade feminina presente no espaço escolar ao retratar por meio da arte professoras, psicólogas, serventes, pesquisadoras, artistas, técnicas e pedagogas. Essa é proposta da exposição fotográfica “Presença-Mulher”, em cartaz no Colégio de Aplicação João XXIII (Rua Visconde de Mauá, 300, Santa Helena). Elas são, acima de tudo, mulheres, que, no mercado de trabalho, mostram seu valor e, agora, seus rostos e corpos transformam-se em linguagem para expressar o que as palavras, muitas vezes, não dão conta.
A fotógrafa Carolina Bezerra, 38 anos, fotografou 106 mulheres e pediu a cada uma delas que refletisse sobre a experiência do “ser mulher” e escolhesse em que lugar do colégio gostaria de ser fotografada. Elas também puderam decidir qual roupa usar, bem como maquiagem, objetos e adereços. A fotógrafa explica que estimulou cada uma das mulheres a pensar na imagem de si mesma que gostaria de ver retratada na exposição.
“Esse trabalho trata-se também da descoberta da beleza de cada mulher em diferentes fases/idades da vida”, explica Carolina, ressaltando que foram tiradas mais de cem fotos de cada uma das modelos de primeira viagem. Para selecionar as fotografias que integram a exposição, a fotógrafa e também professora do ensino médio do colégio João XXIII contou com o auxílio da curadoria formada por Renata Caetano e Andréa Senra. A mostra fotográfica é resultado do “Arte em Trânsito”, um projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que, este ano, foi aberto com a exposição “Presença-Mulher”.
Pautada nos referenciais teóricos da arte-terapia, a fotógrafa explica que tentou captar algo da essência das mulheres, colocando o ângulo, o fundo e o enquadramento focados no que as fotografadas gostariam de expressar. “Deixei a fotógrafa em um segundo plano, tentando descobrir em mim sentidos e habilidades para acolher os sentimentos das minhas modelos em relação à sua autoimagem e acomodá-los à dimensão da técnica e da produção fotográfica. Privilegiei o vigor feminino ao invés do rigor técnico”, finaliza.
Para José Luiz Lacerda, diretor da instituição de ensino, o espaço fotográfico da exposição desperta para a presença da mulher em diferentes frentes do mercado de trabalho e sua busca pela igualdade. “O ambiente escolar no âmbito do trabalho é bastante feminino. 80% do quadro de funcionários do colégio é formado por mulheres. Mesmo que do ponto de vista pedagógico temas como igualdade, feminismo e empoderamento sejam discutidos dentro da sala de aula, as imagens dessas mulheres expostas em fotografias reacende a reflexão sobre os diferentes papeis da mulher na sociedade atual”, avalia o diretor.
A exposição “Presença-Mulher” pode ser conferida até 20 de abril, no Colégio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, com entrada franca.
Fonte: Colaboração estagiário Bruno Luis Barros