Agentes de endemias passam por capacitação sobre pragas urbanas e animais peçonhentos

A abertura da capacitação em zoonoses para os agentes de endemias da Secretaria de Saúde (SS) foi realizada na manhã dessa segunda-feira, 3. O objetivo é otimizar o trabalho de campo desses profissionais, para que possam orientar a população e esclarecer dúvidas quanto ao aparecimento de pragas urbanas e animais peçonhentos nas residências.

O treinamento será ministrado pelo veterinário do Setor de Zoonoses da SS, José Geraldo de Castro Júnior, e terá duração de quatro meses, com um total de oito turmas, sendo duas por mês, com 30 agentes de endemias cada. “Este treinamento terá carga horária de 24 horas e será fundamental no trabalho prático deles”, explicou.

A secretária de Saúde, Elizabeth Jucá, também esteve presente. “Os agentes são servidores efetivos do município, que atuarão por cerca de 30 anos na rede, então é essencial que eles se mantenham atualizados e ricos em conhecimento”, ressaltou.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Almeida, acrescentou que a maioria desses agentes nunca teve uma capacitação tão completa em zoonoses. “A última foi em 2010, e estamos atendendo a um pedido dos próprios agentes; assim, poderemos trabalhar de forma mais uniforme, já que os agentes são a referência neste trabalho de campo”, disse.

Fonte: Assessoria/PJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.