Curso gratuito orienta sobre culinária para diabéticos

A Unidade de Atenção Primaria à Saúde (Uaps) do Bairro Santa Cecília promoverá nessa quinta-feira, 30, às 15h, a “9ª Culinária do Diabético”. O curso terá como tema “As Plantas Medicinais e o Diabético” e será realizado no salão da Igreja de Santa Cecília, na Rua Olegário Mariano. Os usuários da Uaps dos bairros São Mateus e Mundo Novo também foram convidados.

De acordo com o supervisor da unidade, Gilson Mateus Soares, o objetivo da oficina é potencializar a autonomia do diabético no seu autocuidado. “O diabético tem uma grande dificuldade em mudar os hábitos alimentares. Eles tomam os remédios prescritos, no entanto, não mudam a alimentação, inclusive, em alguns casos, consome açúcar e outros alimentos que depois se transformam em glicose. Queremos mostrar que eles podem ter uma dieta saudável e atrativa dentro do prescrito”, comentou.

O projeto “Culinária” é um grupo educativo executado duas vezes ao ano para todos os usuários da unidade, sempre com temática própria para cada edição e receitas novas. O espaço também conta com orientações para os diabéticos, teatro lúdico, prática de receitas e degustação. Desta vez, a receita principal do evento será o sorvete diet. “Estamos completando o quarto ano de atividades. Preparamos coisas muito especificas e em cada culinária fornecemos uma receita ao vivo, nos moldes de programas televisivos. Realizaremos a receita do dia com ingredientes agradáveis e fáceis de encontrar”, explicou o supervisor.

A farmacêutica da Uaps, Glauciemar Del-Vechio Vieira, fará também uma palestra sobre fitoterapia, que consiste no tratamento de doenças mediante ao uso de plantas. “Vamos entregar amostras das plantas secas, prontas para fazer o chá, e também entregaremos mudas, para que as pessoas possam plantar em seus quintais”, ressaltou Soares.

Todas as ações da oficina são realizadas pela equipe da unidade que é formada por médicos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, agentes comunitários e assistentes sociais. O Curso é voltado não só para os enfermos; Cuidadores, familiares e interessados também podem participar. “É só chegar e participar conosco”, destacou o responsável da Uaps. “Nossa equipe é uma particularidade em Juiz de fora. Esse é um grupo educativo com o intuito de mudar a concepção do diabético”, finalizou.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.