“Precisamos ficar atentos às diversas vulnerabilidades que a internet nos traz”, enfatizou o palestrante Fernando Rodrigues durante debate sobre Segurança na Internet que o Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara promoveu nessa quarta-feira, 15, no plenário do Legislativo.
O coordenador do Sedecon, Nilson Ferreira Neto, explicou que o motivo de promover a palestra aos servidores e público em geral foi devido aos diversos casos de pessoas que são prejudicados após realizarem compras por meio da rede. “Cerca de 30% das relações comerciais transitam através da internet, e no Sedecon temos recebidos várias reclamações de consumidores lesados com algum artifício criado na rede, ou seja, por atos ilegais praticados até mesmo por algum fornecedor”, disse.
Durante a palestra, Fernando focou nas vantagens e nos riscos da internet, inclusive com crianças que são vítimas de armadilhas da ‘rede’, além dos crimes associados ao uso indevido dos IPs, quando criminosos podem ter alguma vantagem financeira e enganam suas vítimas. “O consumidor precisa ficar atento durante as compras, às formas como as ferramentas são utilizadas, e inclusive olhar minuciosamente por qual navegador é usado para finalizar as compras na internet. Esse cuidado é fundamental para a sua segurança e para minimizar os riscos da utilização da internet”, disse.
Ainda durante a apresentação, Rodrigues citou alguns pontos importantes para evitar situações perigosas na internet como: tenha um bom antivírus; não abra seus arquivos pessoais em qualquer computador; use senhas fortes, com letras e números; não use data em suas senhas, o risco é alto; não deixe qualquer pessoa plugar pen drive, cartão SD, carregador no seu PC; use e-mail criptografados e cuidado na utilização de senhas do seu cartão de crédito.
Nilson alerta que o consumidor que se sentir lesado em qualquer compra feita através da rede deve procurar o Sedecon e sanar suas dúvidas.
Fonte: Assessoria/CMJF