Depois de muita confusão, o futebol. E um belo futebol. O Fluminense conquistou neste domingo o título da Taça Guanabara ao vencer o Flamengo nos pênaltis por 4 a 2, depois de empate por 3 a 3 no tempo normal de um grande jogo. As duas equipes jogaram de maneira ofensiva e perseguiram o gol o tempo todo. Foi uma partida que recompensou totalmente os 27.549 torcedores (25.451 pagantes) das duas torcidas que foram ao Engenhão.
Flamengo e Fluminense honraram a tradição do clássico. Fizeram um jogaço. Os dois times procuraram o ataque o tempo todo – os tricolores, no início, foram mais comedidos, mas sem renunciarem à proposta ofensiva -, com velocidade, boas infiltrações e jogadas agudas.
O goleiro tricolor Júlio César destacou a importância de o clássico ter acontecido no estádio do Engenhão com a presença das duas torcidas nas arquibancadas. Durante a última semana, houve indefinição sobre o local da partida e os responsáveis da Federação de Futebol do Rio (Ferj) chegaram a cogitaram realizar o Fla-Flu até com portões fechados, antes de uma nova decisão da Justiça, tomada às vésperas do clássico, anular a adoção de torcida única. “Ter o clássico com as duas torcidas foi a melhor decisão. Temos que aprender a conviver em paz e é assim que tem que ser o futebol brasileiro”, finalizou o goleiro.
Gols do Flu: Wellington Silva 4′ 1T, Henrique Ceifador 32′ 1T, Lucas 40′ 1T
Gols do Fla: Willian Arão 7′ 1T, Everton 23′ 1T, Guerrero 39′ 2T
Fluminense: Júlio César; Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Pierre, Orejuela, Sornoza (Marquinho), Richarlyson e Wellington Silva (Calazans); Henrique Ceifador (Marcos Junior). Técnico: Abel Braga