Pesquisa realizada pelo Departamento de Incentivo ao Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) mostrou que os hotéis de Juiz de Fora tiveram altas taxas de ocupação no período compreendido entre o pré-carnaval e o carnaval 2017. Em dez hotéis pesquisados, a taxa média de reservas ultrapassou 51%. “Pela iniciativa da antecipação do carnaval em Juiz de Fora, a cidade recebeu turistas, em sua maioria da região, motivados pela qualidade da programação e por não estar coincidente com o tradicional feriado”, avaliou o secretário da Sedettur, João de Mattos.
Considerando o período que antecede ao carnaval, a ocupação da rede Victory, que inclui os hotéis Victory Suítes, Victory Business e Independência Trade Hotel, em fevereiro, chegou a 45%, índice acima do esperado. “Captamos festas da cidade, como o “Bloco Come Quieto” e a “Noite Borbulhante”, que foram bem positivas na divulgação e ocupação”, considerou Felipe Barros, gerente comercial da rede. Para ele, a antecipação da folia é positiva: “Vi iniciar na cidade um movimento interessante, que já ocorre no Rio de Janeiro: a criação de um circuito de blocos, que ajuda na ocupação. Cada um respeitando a sua data no calendário”.
Nos dias de carnaval a taxa foi de 70% no Victory Suítes, 65% no Business e 45% no Independência Trade Hotel. “O carnaval foi surpreendente e interessante para os três produtos. Acima da expectativa em comparação com os anos anteriores”, quando a ocupação, de acordo com Barros, girava em torno de 15% a 20%.
“Observa-se uma mudança no perfil do turista de Juiz de Fora. Pessoas que querem um carnaval mais tranquilo, não tão agitado como o tradicional, procuram a cidade para descansar”, avaliou.
Planejamento e estratégias
Para atrair hóspedes, as estratégias incluíram pacotes promocionais e captação de eventos. “Todos os hotéis da rede realizaram promoções. Quem participou do réveillon teve desconto. Fizemos campanhas online, que tiveram bons resultados”, afirmou Barros.
No Hotel Green Hill, um evento religioso, realizado há três anos, foi responsável pela ocupação de 100% dos leitos. “Tivemos uma procura legal para o carnaval, cotação de clientes muito boa para o período, mas, devido ao evento, não pudemos atender”, destacou Alexandre Moreira, diretor-executivo do hotel.
“O que ficou claro no sucesso das ocupações na rede hoteleira no período do carnaval é que os gestores que trabalharam com estratégias de captação e planejamento na busca por esse turista obtiveram êxito. Essa foi a experiência trazida, por exemplo, por Felipe, do mercado carioca, em que essas práticas já são amplamente difundidas”, destacou o assessor da Sedettur, Marcos Miranda.
Para a gerente do Departamento de Incentivo ao Turismo, Tatyana Herdy Hill, “o resultado da pesquisa feita pela Prefeitura mostra que o mercado tem se posicionado, atendendo a um público diferenciado, que está em busca de uma cidade hospitaleira, com boa gastronomia, locais para prática esportiva em meio a natureza e serviços de qualidade. Nesse caso, Juiz de Fora se apresenta como excelente opção.”