Comissão discute propostas para regiões rurais sem energia elétrica

Buscar uma solução para ligação de energia elétrica nas áreas rurais da cidade como Dias Tavares, Ribeirão do Carmo e Humaitá, entre outras, que seguem sem iluminação há mais de dez anos. Esta foi à principal pauta da Comissão Especial de Eletrificação Rural que se reuniu na tarde dessa quinta-feira, 12, com os seus novos membros: Vagner de Oliveira (PSC), Sargento Mello Casal (PTC) Kenneddy (PMDB) e Marlon Siqueira (PMDB). O 2º vice-presidente da Câmara, vereador Zé Márcio (PV), também participou do encontro por ter conhecimento nesta área, dando orientações e fazendo encaminhamentos.

Vagner de Oliveira informou aos novos pares o andamento do trabalho realizado pela comissão em 2016. Zé Márcio informou que a revisão do Plano Diretor chegou à Câmara no final do ano passado e que ele deve contemplar uma proposta de remarcação do perímetro urbano. Dessa forma, as regiões, que hoje são rurais, passariam a ser consideradas urbanas. Contudo, este trabalho de revisão do Plano, e depois a fase de colocá-lo em prática, pode levar um tempo maior. Então, a ideia de Vagner e Zé Márcio, aprovado pelos demais vereadores da comissão, é percorrer um caminho paralelo, mais rápido e que vai ao encontro do próprio Plano Diretor: criação de uma lei específica para que essas regiões sejam consideradas parte do perímetro urbano.

Contudo, esta lei só pode ser apresentada pelo Executivo. Na próxima segunda-feira, 16, às 9h, na sala Asa Delta, aproveitando a reunião já agendada com os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Planejamento e Gestão, além do Procurador Geral do Município para discutir a questão de telefonia na Zona Rural, também será debatida a necessidade de criação desta Lei específica para eletrificação rural.

Fonte: Assessoria/CMJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.