Rodrigo Mattos é reeleito presidente da Câmara para o biênio 2017/2018

O vereador Rodrigo Mattos (PSDB) foi reeleito presidente da Câmara Municipal para o biênio 2017/2018, com 18 votos a favor e um contra. O único voto contrário manifestado foi do vereador Roberto Cupolilo (Betão-PT), que pediu direito de declaração de voto. Fazem parte da nova Mesa os vereadores Antônio Aguiar (PMDB), como 1º vice-presidente; José Márcio (PV), como 2º vice-presidente; Sheila Oliveira (PTC), como 1ª secretária; e Luiz Otávio Coelho (Pardal-PTC), como 2º secretário. A eleição aconteceu na noite desse domingo, 1º de janeiro, no Cine-Theatro Central, após a posse dos vereadores, do prefeito e do vice.

Para os vereadores que estarão com Rodrigo na Mesa Diretora, o tucano alertou para o peso da responsabilidade. Segundo Mattos, o legado das últimas gestões deixa um desafio enorme para a nova Mesa. “Temos um grande concurso público para concluir. Por meio dele, vamos conseguir equilibrar a relação entre servidores efetivos e concursados. Tenho convicção de que, muito em breve, essa balança vai pesar mais para o lado dos efetivos, como deve ser numa República. A chegada desses novos funcionários tem como objetivo aperfeiçoar as atividades legislativas. São profissionais formados em diversas áreas que auxiliarão as Comissões Permanentes da Casa. Outros atuarão nos projetos de comunicação legislativa ou na nossa Procuradoria”.

Sobre a construção do novo prédio do Legislativo, o presidente da Câmara afirmou que, “devido à austeridade que demanda o atual momento, o projeto de construção de uma nova sede para a Câmara Municipal não avançou”.

TV CÂMARA

Sobre a TV Câmara, Rodrigo afirmou que, este ano, começam as transmissões em sinal aberto digital. “Trata-se de um marco de transparência do Poder Legislativo de Juiz de Fora. Mais do que isso, queremos construir o canal de comunicação pública do município de Juiz de Fora. Por meio de parcerias com entidades, associações e instituições, queremos ouvir e falar para os juiz-foranos”.

ATENTO AO CLAMOR POPULAR

No final do seu discurso, o presidente da Câmara afirmou que o Legislativo estará atenta às vozes das ruas. “Vivemos tempos difíceis na economia e na política. É preciso saber ouvir. Mas é certo que não atravessaremos essa tempestade de forma tranquila e rápida, como desejamos. O momento requer serenidade e responsabilidade. Há um doloroso dever de casa a ser feito. Devemos todos nos opor às práticas antirrepublicanas. A República suja pela corrupção impune pode acabar nas mãos de demagogos, que, a pretexto de salvá-la, a tiranizam. Juiz de Fora possui lamentável lembrança dos efeitos danosos da demagogia. É preciso vigiar para que a história não se repita agora como farsa”.

JUSTIFICATIVA DE BETÃO

O único voto contrário à chapa única encabeçada por Rodrigo Mattos foi do vereador Betão (PT). O petista se justificou alegando que não há um debate público no processo eleitoral para presidente da Câmara e nem a possibilidade de ter candidaturas avulsas. Betão também cobrou a concretização do concurso público da Câmara que deverá ter o edital lançado até o final do mês de janeiro.

Fonte: Assessoria/CMJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.