Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Sala do Empreendedor de Juiz de Fora chega ao final de 2025 com a marca de 100 mil atendimentos realizados. O resultado coloca a unidade na primeira posição em Minas Gerais e na sétima colocação no Brasil em número de atendimentos, de acordo com o Painel Performance das Salas do Empreendedor, consolidando-se como referência em alcance e capacidade de atendimento.
Este é o maior resultado alcançado desde a inauguração do serviço, superando com ampla margem os anos anteriores. Em 2022, foram contabilizados 31.020 atendimentos pelo controle interno, enquanto o Painel Performance das Salas do Empreendedor, do Sebrae, registrou 10.697 atendimentos. Em 2023, houve crescimento significativo, com 55.222 atendimentos internos e 13.705 registros no painel do Sebrae. Já em 2024, foram realizados 40.538 atendimentos internos, com 11.013 atendimentos registrados oficialmente.
Em 2025, além dos 100 mil atendimentos internos registrados até 18 de novembro, o Painel Performance das Salas do Empreendedor aponta 18.034 atendimentos no mesmo período. O número representa um crescimento de aproximadamente 147% em relação a 2024, considerando os dados internos, e superior a 63%, de acordo com os dados oficiais do Sebrae.
Segundo o gerente da Sala do Empreendedor de Juiz de Fora, João Paulo Xavier Pires, “alcançar a marca de 100 mil atendimentos em 2025 demonstra a dimensão da procura pelos serviços da Sala do Empreendedor e a capacidade da equipe em atender, orientar e apoiar os empreendedores de Juiz de Fora em escala cada vez maior”.
A trajetória da unidade também é marcada por reconhecimentos institucionais, como a conquista, de forma consecutiva, do terceiro Selo Ouro de Referência em Atendimento, em consonância com a expansão do volume de atendimentos e o fortalecimento dos serviços ofertados aos empreendedores.
Sala recebe homenagem do Sebrae Minas
A equipe da Sala do Empreendedor recebeu, na manhã desta sexta-feira, uma homenagem do Sebrae Minas, com a presença do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado; do gerente regional do Sebrae, João Roberto Marques Lobo; do analista técnico e gestor regional, Paulo Veríssimo; e da assistente Fernanda de Carvalho.
O gerente regional do Sebrae, João Roberto Marques Lobo, destacou o trabalho desenvolvido e os reconhecimentos recebidos pela Sala ao longo do ano. “Esta é a Sala que mais atende em Minas Gerais. Vocês receberam moção honrosa da Câmara Municipal este ano, um reconhecimento da comunidade de Juiz de Fora pelo trabalho que realizam. Tiveram mais de 50 empresas capacitadas em compras públicas, para atender prefeituras e órgãos públicos em geral. São tricampeões do Selo Ouro de Referência em Atendimento, ficaram em segundo lugar em Minas Gerais na Semana Global do Empreendedorismo, com uma série de atividades. Uma equipe pequena, ágil e altamente eficiente. É impressionante o trabalho desenvolvido, e ainda há muito a avançar”, afirmou.
O secretário Ignacio Delgado ressaltou também o impacto indireto da atuação da Sala do Empreendedor na economia local. “Desde 2023, o ISS passou a ter participação maior na arrecadação municipal do que o IPTU, o que indica o fortalecimento da atividade econômica. Mais de 60 mil empresas foram abertas em Juiz de Fora desde a instalação da Sala, o que representa, na soma do capital social, cerca de R$ 2 bilhões em investimentos. Quero fazer um agradecimento especial a essa equipe. A Sala é um trabalho em rede da Prefeitura, do Sebrae e da Jucemg, inaugurada em 2021, que reduziu o tempo de abertura de empresas de mais de 70 horas para cerca de nove horas no município. Temos muito orgulho desse resultado”, completou.