Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio de emenda parlamentar da deputada federal Ana Pimentel, Juiz de Fora foi contemplada com três carros pelo Ministério das Mulheres, do Governo Federal, para reforçar a rede e proteção às mulheres no Município. A cerimônia de entrega foi realizada em Belo Horizonte, na última sexta-feira, 12, e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) foi representada pela secretária Especial das Mulheres, Lourdes Militão, e pela secretária de Assistência Social, Malu Salim. Ao todo, 32 veículos foram entregues para delegacias especializadas, centros de referência, Patrulhas Maria da Penha e outros serviços essenciais de 23 municípios de Minas Gerais, com investimento total de R$ 6,5 milhões.
Os veículos chegam esta semana na cidade e serão utilizados pela Casa da Mulher, Creas e também no serviço de acolhimento institucional para mulheres. “É uma contribuição muito importante na nossa luta pelas mulheres e contra a violência. Com o veículo, poderemos ampliar o atendimento e chegar mais próximo das mulheres nos bairros. É um ganho imensurável nesta missão que deve ser de todos”, enfatizou a secretária Lourdes Militão.
De acordo com o Ministério das Mulheres, o Programa Mulher Viver sem Violência, retomando em março de 2023, visa ampliar a capilaridade da rede de atendimento às mulheres, garantindo que a política chegue onde ela é mais necessária. Entre as ações do programa está a implementação de unidades móveis para atendimento e orientação a mulheres em situação de violência em localidades sem oferta de serviços especializados ou em áreas de difícil acesso. Além disso, em Minas Gerais estão em fase de implementação duas Casas da Mulher Brasileira em Belo Horizonte e Juiz de Fora, e dois Centros de Referência da Mulher Brasileira, em Diamantina e Ribeirão das Neves.