Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), neste sábado, 18, o Centro de Vigilância em Saúde será um dos locais de aplicação dos imunizantes no Dia D da Multivacinação em Juiz de Fora, com atendimento ao público das 8h às 17h. A ação será feita no Vacimóvel, que estará no local à disposição da população. O espaço fará parte da mobilização nacional, ampliando o acesso à imunização e somando esforços à todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
A ação acontece em celebração ao Dia Nacional da Vacinação e faz parte da estratégia do Ministério da Saúde (MS) para ampliar a cobertura vacinal. Para receber a vacina, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, documento de identificação e cartão SUS. Caso a caderneta não esteja disponível, a equipe técnica fará a avaliação das doses no local.
Vacinação para adultos não vacinados contra sarampo e febre amarela e resgate vacinal contra o HPV
O foco principal é atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes de até 15 anos, contudo, a ação também visa a proteção de adultos que ainda não iniciaram, ou não completaram o esquema vacinal contra o sarampo e a febre amarela. Durante o Dia D, as equipes de saúde vão avaliar individualmente os cartões de vacina, identificando quais doses precisam ser aplicadas. A ação também contempla o resgate da vacinação contra o HPV, para adolescentes e jovens de 9 a 19 anos que ainda não iniciaram ou não completaram o esquema de imunização.
Vacinas disponíveis
Durante o Dia D, estarão disponíveis todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação para atualização e manutenção da caderneta, incluindo:
BCG
Dengue
Hepatite A
Hepatite B
Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo b)
Poliomielite
Rotavírus
Pneumocócica 10
Meningocócica C
Meningocócica ACWY
Influenza
Covid-19
Febre amarela
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
DTP
Varicela
HPV
A campanha reforça a importância da vacinação como estratégia de prevenção e proteção da saúde da população, garantindo que crianças e adolescentes estejam imunizados de acordo com o calendário oficial do Ministério da Saúde. Ouça a entrevista da gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Amanda Barros: