Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), realizou, nesta terça-feira, 14, a oficina técnica “Cooperativismo na Atividade de Apicultura e Meliponicultura”, voltada para produtores do município.
O encontro, realizado no Museu Ferroviário, teve como objetivo incentivar o fortalecimento do cooperativismo entre agricultores, meliponicultores e interessados em ingressar na atividade, promovendo o compartilhamento de experiências e conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do mel.
A extensionista da Emater-MG, Ana Helena Camilotto, explica a origem da iniciativa: “Surgiu uma demanda de um grupo para se organizar para venda direcionada à alimentação escolar e outro grupo envolvido com a criação de meliponas. Nosso objetivo é apoiar esses produtores, tanto na parte técnica quanto teórica, envolvendo o cooperativismo e a apicultura e a meliponicultura”.
“Foi uma atividade muito interessante, queremos divulgar nossa produção e, cada vez mais, melhorar e aumentá-la. Além disso, é importante frisar que é possível criar uma abelha sem ferrão até em uma varanda e conseguir mel e própolis de uma boa qualidade sem sair de casa”, destacou o apicultor José Américo Landy.
Para a secretária de Desenvolvimento Agrário, Valdeane Dias Cerqueira, “esta ação integra o conjunto de iniciativas da Prefeitura voltadas à valorização e à capacitação de produtores, fortalecendo a agricultura familiar e incentivando práticas diversas no campo. E contamos com a Emater-MG para nos apoiar, promovendo formações que estimulam a organização coletiva, o empreendedorismo rural e a geração de renda”.