Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF firmou nesta segunda-feira, 21, um Termo de Cooperação com a empresa Marcopolo/Volare para iniciar as demonstrações sobre a viabilidade da implementação de micro-ônibus movido a GNV/Biometano no sistema de transporte público da cidade.
O acordo foi assinado pela prefeita Margarida Salomão durante o Workshop “Inteligência Aplicada à Gestão de Resíduos e Energias”, promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) Novas Energias.
Com capacidade para 37 passageiros, o veículo começa a circular pelas próximas semanas, para avaliação técnica, gratuitamente, reproduzindo o itinerário da linha 630 (Rodoviária), a partir de sexta-feira, 25. A circulação será de forma experimental, sem ser incluído no sistema de transporte municipal. Em seguida, será utilizado na linha 535, segundo os mesmos critérios. A análise de eficiência energética será realizada por meio do convênio “Ótima Energia”, uma parceria entre a PJF e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Na terça-feira, 22, a prefeita realizou visita de reconhecimento aos veículos movidos a biocombustíveis na Praça Antônio Carlos. “Com a geração do biometano a partir de resíduos que a sociedade joga fora, nós poderemos abastecer o sistema de mobilidade urbana em Juiz de Fora”, destacou Margarida Salomão ao dialogar com representantes da Gasmig, técnicos da empresa concessionária e da universidade.
A iniciativa reforça a política municipal de mobilidade urbana sustentável e a estratégia integrada de gestão de resíduos sólidos, em sintonia com o projeto da futura usina de compostagem e geração de biometano em desenvolvimento pela Prefeitura.