Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a prefeita Margarida Salomão realizou, na manhã desta quinta-feira, 10, visitas a cinco obras em andamento no município: intervenções de drenagem no Santa Cruz; requalificação da Rua Berta Halfeld Paleta; obras na ponte e nas margens do córrego no Carlos Chagas; construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Manoel Honório; e contenção da rua Antônio Alves Teixeira, no Grajaú. Também foi visitada a praça do Parque das Torres, que teve sua reforma recentemente concluída.
As visitas foram acompanhadas pela secretária de Obras, Bruna Rocha, e pelo secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta. Segundo a prefeita, “há muitas obras espalhadas pela cidade, e realizamos essas visitas periodicamente para acompanhar de perto o andamento dos serviços. Todas as intervenções são de grande relevância para Juiz de Fora.”
Praça do Parque das Torres
A praça passou por ampla reforma da quadra poliesportiva, executada pela empresa União Engenharia. As melhorias incluíram a instalação de novos alambrados, recuperação e pintura do piso da quadra e das traves, revitalização das muretas dos jardins, recuperação da pista de skate e manutenção das grelhas de escoamento de água.
“De um total de 120 praças, já revitalizamos entre 70 e 80. Isso demonstra o quanto valorizamos esses espaços nesta gestão”, destacou o secretário Marcelo Matta. A obra foi concluída com recursos viabilizados pelo então deputado federal Charlles Evangelista.
Segundo a prefeita, “este é um bairro popular, com poucas opções de lazer. Por isso, esta praça tem um valor extraordinário. É um espaço que torna a cidade mais humana, mais alegre e com melhores condições de convivência.”
Obras de drenagem no Santa Cruz
As obras visam solucionar um antigo problema de alagamentos no bairro. As duas primeiras etapas, realizadas na Rua Miguel Marinho, já foram concluídas, com a instalação de 270 metros iniciais de rede de drenagem, seguida por mais 130 metros de complementação.
“Trata-se de uma grande obra de drenagem no Santa Cruz. Tudo começou com uma intervenção emergencial na Rua Miguel Marinho. Para resolver de forma definitiva, era necessário coletar a água na parte mais alta do bairro. Com isso, estamos cumprindo o nosso dever”, explicou Margarida Salomão.
Segundo a secretária Bruna Rocha, “nesta nova etapa, criaremos um novo ponto de lançamento da água da chuva no córrego, dividindo o volume que desce das ruas mais altas. Havia uma antiga servidão na Rua Maria Lanziotti, que passava sob várias residências, colocando-as em risco. Agora, com a nova rede, faremos um desvio para garantir mais segurança.”
Atualmente, a terceira etapa está sendo executada na Rua Justino Gomes Monteiro, com instalação de 214 metros de tubulação de drenagem pluvial. A quarta fase prevê a continuidade da rede, cruzando a Avenida Dr. Simião de Faria e seguindo até a Rua João Ferreira de Morais, com lançamento no Córrego Santa Cruz, somando cerca de 360 metros de rede.
Requalificação da Rua Berta Halfeld Paleta
O projeto, em parceria com o Moinho JF, contempla melhorias em mobilidade urbana, infraestrutura viária e humanização do espaço público na via localizada entre a linha férrea e o Moinho.
A proposta visa facilitar o acesso a bairros como Jardim Natal, Milho Branco, Encosta do Sol, Fontesville, Amazônia e Morro do Sabão, além de melhorar o trânsito na Avenida Juscelino Kubitschek. Entre as ações previstas, estão a pavimentação da via atualmente desativada e a transferência dos pontos de ônibus da avenida para essa rua, desafogando o tráfego, especialmente nos horários de pico.
“A Rua Berta Halfeld Paleta ficou anos fechada, mas tem grande potencial para melhorar a mobilidade na região. Os ônibus passarão por aqui, o que vai aliviar o trânsito na Avenida JK e facilitar o acesso a vários bairros. É uma solução urbana e de mobilidade importante para Juiz de Fora”, afirmou a prefeita.
O projeto também inclui soluções sustentáveis, como a criação de jardins de chuva, áreas permeáveis no entorno do Córrego Humaitá, instalação de mobiliário urbano e criação de um boulevard integrado ao Moinho JF.
Segundo Bruna Rocha, “além de ser uma importante obra de mobilidade, será um espaço humanizado, com ponto de ônibus, equipamentos sustentáveis e forte integração urbana.”
As estacas raiz da ponte já foram concluídas, bem como a pavimentação com base de bica corrida e o ensaio de compactação. A forma e a armação do pavimento de concreto estão em andamento. A obra, executada pela empresa Ribeiro Alvim Engenharia Ltda, tem aproximadamente 30% dos serviços concluídos e é financiada pelo programa Finisa, da Caixa Econômica Federal.
Intervenções no Bairro Carlos Chagas
Entre fevereiro e março, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil, interditou preventivamente a principal ponte de acesso ao bairro Carlos Chagas, localizada na confluência das ruas Eunice Weaver, Helena Bitencourt, Expedicionário Antônio Novaes e Avenida Santa Cândida.
Após vistoria, foram constatadas erosões laterais significativas e danos estruturais na ponte, o que motivou a ampliação das intervenções e a construção de uma nova ponte, além da contenção de ambas as margens do córrego, com aproximadamente 50 metros de extensão cada.
“Poderíamos ter tido aqui um acidente grave. Embora cause transtornos, não podemos permitir que a população fique em risco. A nova ponte será construída com tecnologia sustentável, facilitando também a limpeza do córrego”, destacou Margarida Salomão.
Atualmente, estão sendo realizadas sondagens complementares, remodelação da rede de esgoto pela Cesama, atualização do estudo hidrológico e definição dos pontos de fundação da nova ponte.
A obra, executada pela empresa Montreal Construções Ltda, tem prazo contratual de um ano, mas a expectativa é de entrega antecipada para o início de 2026, segundo Bruna Rocha.
Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Honório
Localizada na Rua Américo Lobo, nº 1070, a nova UBS segue todas as normas de acessibilidade, segurança e vigilância sanitária. A unidade contará com três pavimentos e estrutura moderna, com sala de espera para 36 pessoas, farmácia, sala de vacinas, coleta, enfermagem, curativos e oito consultórios – dois deles ginecológicos com sanitários –, além de clínica odontológica com três cadeiras, escovário, auditório para até 50 pessoas, entre outros espaços.
Entre os destaques estão a plataforma elevatória para pessoas com deficiência, central de material esterilizado, copa, depósitos e sala para os Agentes Comunitários de Saúde.
“Tivemos muitos desafios na fundação, por ser um terreno úmido e entre casas antigas. Trabalhamos com instabilidade lateral e lençol freático elevado, mas superamos essa etapa. Agora estamos na fase de acabamentos”, relatou Bruna Rocha.
Com cerca de 80% dos serviços executados, a obra está sendo realizada pela empresa G. Marques Construções Ltda. A entrega está prevista para outubro. A unidade beneficiará cerca de 20 mil pessoas e o recurso foi viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura e o vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal).
Obra de contenção na Rua Antônio Alves Teixeira – Bairro Grajaú
A intervenção visa estabilizar o solo e aumentar a segurança da região. Está sendo construída uma cortina atirantada de concreto, com 92,28 metros de extensão e cerca de 5 metros de altura, para conter a encosta.
“Tivemos um grande problema nas chuvas de 2023, com riscos ao reservatório da Cesama e às residências da região. A Defesa Civil precisou interditar a área, e agora avançamos com mais essa importante obra de contenção”, afirmou a prefeita.
Parte da escada de drenagem já está em execução. A obra está com 34% dos serviços concluídos. Após a finalização da contenção, será realizada a recomposição do pavimento, meio-fio e passeio. A empresa responsável é a Geox Geotécnica e Engenharia de Obras Ltda.