Nova exposição celebra os 104 anos do Museu Mariano Procópio e o aniversário de Juiz de Fora

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Museu Mariano Procópio realizou, na noite desta segunda-feira (23), a abertura oficial da exposição “Coleções que Revelam: o centro de Juiz de Fora através do acervo do Museu Mariano Procópio”. A mostra integra a programação comemorativa pelo aniversário da cidade e marca, também, os 104 anos do Museu, uma das instituições culturais mais importantes do Brasil.

O evento de inauguração contou com a presença da prefeita Margarida Salomão, de autoridades locais, representantes da área cultural, servidores da instituição e integrantes do Conselho dos  Amigos do Museu.

A cerimônia reforçou a importância do Mariano Procópio como espaço de preservação da memória e valorização da identidade urbana juiz-forana.

A nova exposição reúne pinturas do acervo que retratam diferentes perspectivas e momentos do Centro. As obras — produzidas por artistas conhecidos e anônimos, com técnicas e estilos diversos — oferecem um olhar histórico e afetivo sobre a paisagem urbana de Juiz de Fora.

Durante a solenidade, a prefeita Margarida Salomão falou sobre a felicidade de comemorar, mais uma vez, o aniversário de Juiz de Fora no Museu Mariano Procópio. “É muito valioso para Juiz de Fora nós podermos enunciar, proclamar esse espaço. Ter a celebração da memória, reabrindo o Museu, reafirmando o museu, investindo no museu, é certamente um enunciado de muita força e de muita esperança na nossa cidade.”

A prefeita ainda aproveitou para fazer um convite aos presentes. “Eu quero aproveitar para convidar todas e todos que estão aqui, para o dia 30 de junho. Quando nós abriremos o nosso Centro de Preservação da Memória Negra de Juiz de Fora. A semente do futuro Museu da Memória Negra de Juiz de Fora. Que é tão importante quanto este Museu aqui. Então, viva Juiz de Fora!”

A Diretora do Museu, Ana Maria Werneck, reforçou a importância que a nova exposição oferece ao público juiz-forano. “Para nós é muito importante, porque o museu tem uma relação muito forte com a cidade. Essa exposição é um presente para a cidade.  É uma forma de chamar a atenção do público para olhar e contemplar Juiz de Fora. É uma mostra com as obras que falam sobre a cidade num momento em que o município faz estudos e promove esse projeto tão importante que é o projeto da revitalização do Centro Histórico.”

O diretor do Conselho Amigos do Museu Mariano Procópio, Eduardo Paletta Guedes, enalteceu a força que esse tipo de exposição pode exercer sobre às pessoas. “Qualquer exposição é um recorte. É uma nova maneira de olhar, de ressignificar o olhar. Tenho certeza que ter essa visão sobre o Centro diz muito sobre o passado, mas também nos aponta o futuro. A exposição nos serve como inspiração para a gente olhar para trás, mas também olhar para a frente. E, nisso, a gente tem que dar os parabéns à prefeita pelo projeto de revitalização do Centro Histórico.”

O evento também contou com a fala do arquiteto e ex-diretor da Fundação Mapro, Antônio Carlos Duarte. “O desenvolvimento é a transformação da cidade ao longo do tempo, seja no seu aspecto urbanístico, arquitetônico, econômico e até humano. A presente exposição nos leva a conhecer mais e mais a nossa Juiz de Fora. Aprofundar o sentimento de pertencimento. Amá-la mais intensamente e a zelar carinhosamente com maior responsabilidade.”

O vereador André Luiz Vieira também agradeceu a prefeita pelos investimentos na cultura. “Eu considero uma das grandes vitórias do mandato da senhora a reabertura do nosso Museu. Saber que essa exposição será levada às escolas me enche de alegria.”

A curadoria da mostra foi realizada pela equipe do Museu, com o objetivo de valorizar o espaço urbano e reforçar o vínculo entre a instituição e a cidade que a abriga. Ao trazer à tona imagens de ruas, praças e construções emblemáticas, a exposição propõe ao público uma reflexão sobre as transformações urbanas e sociais de Juiz de Fora ao longo dos tempos.

Instalada no porão do prédio histórico do Museu Mariano Procópio, a exposição temporária está aberta ao público, no horário de funcionamento da instituição, de terça a domingo, das 9h às 16h.

Para outras informações, entre em contato pelas redes sociais do Museu (@museumarianoprocopio), pelo e-mail maprocultural@gmail.com ou pelo telefone (32) 3690-2200.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.