Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Campanha de Proteção às Finanças da Pessoa Idosa, realizada pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), entre os dias 16 e 18 de junho, atendeu 98 pessoas na Praça Deputado Clodesmidt Riani. A ação teve como foco a prevenção de fraudes e o fortalecimento da proteção dos direitos dos consumidores idosos.
Durante os três dias de campanha, as principais queixas citadas nos atendimentos foram empréstimos não autorizados, cobranças indevidas relacionadas aos cartões de crédito não reconhecidos e problemas com a não entrega de produtos adquiridos. A maioria das demandas recebidas foi de pessoas idosas, público-alvo da iniciativa.
Além do atendimento realizado pela equipe do “Procon Aqui”, a ação contou com atividades promovidas pela Casa da Mulher, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), e da Ouvidoria Geral do Município com a Ouvidoria Especial de Proteção à Pessoa Idosa.
Segundo Gisele Zaquini, gerente do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos do Procon, a campanha alcançou seu propósito ao ampliar a divulgação dos serviços voltados às pessoas idosas em Juiz de Fora e promover orientações para a prevenção de fraudes e abusos financeiros. “A campanha cumpriu seu objetivo de divulgar os serviços prestados para as pessoas idosas e ofereceu informações e serviços como estratégia para auxiliar as pessoas idosas na prevenção de fraudes e abusos financeiros.”
A campanha é prevista pela Lei Municipal 14.195/2021, que estabelece a realização da iniciativa na semana do dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, reforçando o compromisso do município com a proteção dos consumidores idosos e a promoção de seus direitos.