Juiz de Fora sedia o Campeonato Regional Sudeste de Badminton e Parabadminton

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, em Juiz de Fora, será palco nos dias 21 e 22 de junho, do Campeonato Regional Sudeste de Badminton e Parabadminton. O evento acontece pela primeira vez em Juiz de Fora e reunirá grandes nomes do esporte nacional.

A competição contará com 211 atletas, distribuídos entre 33 equipes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. No Parabadminton, o torneio também recebe paratletas de Goiás e do Distrito Federal. As disputas ocorrerão nas categorias simples, duplas e duplas mistas, além de classes específicas no Parabadminton, como WH1 e WH2 (cadeirantes), SL3 e SL4 (deficiência nos membros inferiores), SU5 (deficiência em membro superior) e SH6 (baixa estatura).

Os campeões garantem vaga no Campeonato Brasileiro Top 16, que será realizado em Aracaju (SE). Além dos vencedores regionais, a competição nacional reúne os 11 melhores atletas do ranking brasileiro de cada categoria.

A abertura oficial do evento está marcada para às 8h de sábado (21), com jogos até às 21h. No domingo (22), as partidas começam às 8h e vão até as 19h, quando serão conhecidos os campeões regionais. Até nove partidas poderão ocorrer simultaneamente, e a entrada é gratuita para o público.

O evento também será uma oportunidade para o público local conhecer de perto uma modalidade olímpica paralímpica. Nos dias que antecedem a competição, 19 e 20 de junho, o Parque Municipal sediará o “Curso de Formação de Árbitros Nacionais”, ministrado pelo referee internacional Hilton dos Santos.

Entre os destaques, está o jovem Lucas Xia Batouli, de apenas 6 anos, que disputará sua primeira edição do Campeonato Regional Sudeste na categoria sub-11, em dupla com seu irmão Yinuo Xia. A família inteira participa da modalidade: os pais, Pedro Henrique e Yaying Xia, também competiram em categorias adultas.

Outro nome de peso é Sebastião Dias de Oliveira, fundador da equipe Miratus de Badminton e pai de Ygor Coelho, atleta olímpico brasileiro presente nas edições do Rio (2016), Tóquio (2021) e Paris (2024). Sebastião chega a Juiz de Fora acompanhado de 12 atletas.

Juiz de Fora também marca presença com atletas da Associação de Badminton de José Raydan, no Vale do Rio Doce. Três integrantes da equipe foram convocados para o Campeonato Panamericano Júnior, que acontece em julho na Guatemala. Entre eles, Adylla Stefany Pereira Coelho, medalhista de ouro no Sul-Americano Juvenil realizado em Santiago, no Chile.

O badminton é considerado o segundo esporte mais praticado no mundo, ficando atrás apenas do futebol, com mais de 220 milhões de praticantes e 153 países filiados à Federação Internacional. A modalidade se destaca pela diversidade, inclusão e pela possibilidade de reunir atletas de diferentes idades, gêneros e condições físicas em uma mesma competição — características que também motivaram a Prefeitura de Juiz de Fora a sediar este grande evento esportivo.

 

Outras informações: 

  (32) 99969-7680




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.