Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), dentro das comemorações e eventos relativos aos 100 dias desta gestão, a prefeita Margarida Salomão inaugurou na manhã do último sábado, 12, a reforma da praça “Maria Elídia”, no bairro São Benedito. A obra, que contou com recursos obtidos junto ao Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, trouxe uma revitalização completa ao espaço, principal área de esporte e lazer da comunidade local.
“Esta praça foi, de fato, refeita. E eu quero dizer que isso é apenas o começo nesse nosso segundo governo. Em breve, nós estamos andando com o PAC, nós vamos ter a nova creche do Grotão, como tivemos, há algum tempo atrás, a UBS São Benedito. Isso aqui é recurso do Finisa. Então é muito importante que a Câmara vote os financiamentos que nós encaminhamos, que isso vira obra, vira bem-estar. E vem muito mais coisa por aí”, ressaltou a prefeita.
Conforme a secretária de Obras, Bruna Rocha, “essa reforma foi feita em menos de um ano. Devolvemos para a comunidade uma praça toda nova, toda equipada, com uma iluminação nova para a noite também poder ter um uso com segurança e qualidade, e poder ser utilizada todo dia por toda a população”.
E dentro da utilização da praça pela comunidade, o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta, destacou que ““por vezes a gente escuta que a cidade não investe no esporte. Isso é uma mentira. O processo de formação de praticantes de esporte, de atletas de alto rendimento, se inicia nesses espaços aqui. Isso aqui é investimento no esporte. Quando você melhora a infraestrutura urbana, coloca iluminação pública, as pessoas vão ter acesso a um local para fazer a sua atividade, promover a sua saúde”.
De acordo com o vereador Tiago Bonecão, “existia uma Zona Leste antes desta gestão da prefeita Margarida Salomão e agora uma outra Zona Leste. Teve UBS nova, correção de encosta, esta praça, a obra de drenagem da Cesário Alvim, e tem muita obra ainda. A Câmara tem que andar junto com a prefeita, porque senão a secretária de Obras não faz as obras, o secretário de Esporte não faz isso tudo aqui para a gente. A nossa cidade tem que ser mostrada pro Brasil inteiro, é Juiz de Fora sendo resgatada de novo”.
Representando a Câmara Municipal, também estiveram presentes o presidente José Márcio Garotinho e o vereador Fióte.
Praça “Maria Elídia”
A reforma abrangeu uma área aproximada de 2700 m², com a finalidade da restauração e adequação da quadra da praça, que foi realocada para melhor atender a necessidade de espaço, com troca do piso para cimento polido com marcações multiesportivas para futsal, voleibol e basquete, além da colocação dos respectivos equipamentos para a sua prática (traves, postes, tabelas e redes próprias).
A obra contemplou, além da reforma da quadra esportiva, implantação de academia ao ar livre e playground, recuperação da arquibancada, reconstrução do piso da praça com blocos intertravados, execução de passeio e rampa de acesso em substituição à escada anteriormente existente, visando à melhoria da acessibilidade, além da realização de serviços de paisagismo, incluindo plantio de grama e novas espécies arbóreas. Também, serviços de drenagem da praça e do playground, bem como a instalação de bebedouro e postes de iluminação.
Rua de Brincar
Dentro da programação, a praça “Maria Elídia” recebeu uma edição especial do “Rua de Brincar”, com diversas atrações, atividades e serviços. O vice-prefeito, Marcelo Detoni, apontou a importância dessa iniciativa. “É muito importante para Juiz de Fora, não só a praça, mas os projetos que vêm sendo feitos. O “Rua de Brincar” mostra isso. Olha a integração, olha o quanto São Benedito está bonito hoje, nessa manhã de sábado. Esse espaço vai transformar esse bairro agora, e tomara que vocês usem bastante esse espaço. Parabéns à Câmara por apoiar essas iniciativas do Executivo, porque é muito importante essa integração”.
O Rua de Brincar é uma iniciativa do Programa Boniteza, que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp). O projeto tem o objetivo de incentivar a ocupação dos espaços públicos pela população para atividades esportivas, culturais e de lazer.