Distrito de Sarandira ganha cineclube mensal

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o distrito de Sarandira tem agora uma nova atividade cultural mensal para emocionar os corações, promover debates e também entreter, porque ninguém é de ferro: o Cineclube Sarandira, que terá sua primeira sessão no próximo dia 25 de janeiro, às 19h, na praça central do distrito.

A sessão inaugural prestará homenagem a uma personagem icônica de Sarandira, Dona Terezinha, que faleceu este ano e que era querida por todos os moradores do distrito. Sua história é contada no filme “Resguardo”, dos diretores Francisco Franco e Luiz Fernando Priamo, produzido pela Inhamis, de Juiz de Fora.

O Cineclube Sarandira é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Juiz de Fora, através da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A produção cultural é de Léo Matias, em parceria com a Associação Carabina Cultural e curadoria dos cineastas Carlos Canela e Suzana Markus. O projeto busca garantir a acessibilidade cultural ao distrito,por meio de de sessões de cinema, oficinas e debates sobre temas essenciais na sociedade moderna, sempre com a presença de cineastas, artistas e especialistas, que irão debater, uma vez por mês, o tema exibido nos filmes.

A criação de um cineclube no distrito é de importância vital para a população, desempenhando papel significativo na promoção da cultura, na formação de público, na educação e no diálogo social. Além disso, a proposta é trazer temas relevantes para a reflexão por meio da cultura, promovendo a sétima arte e tornando-a acessível para pessoas que, muitas vezes, não têm alcance ao cinema na área central de Juiz de Fora.

Para os idealizadores, por meio da execução do projeto, será possível oferecer a oportunidade de apreciação da arte cinematográfica na comunidade, expondo às pessoas uma variedade de filmes e estilos que não são acessíveis em cinemas comerciais.

Com o intuito de explorar temas específicos por gênero de filme, período histórico, técnicas e formatos, pretende-se formar um público mais consciente, bem como instigar a percepção do mundo de maneira diferente da costumeira em uma localidade pequena e com pouco acesso a algumas expressões culturais.

Além disso, o projeto oferecerá diversão e entretenimento, contribuindo para a união da comunidade e fomentando discussões e reflexões sobre a sociedade no passado, no presente e como perspectiva positiva futura.

Outras informações estão disponíveis no site https://www.carabinacultural.com.br/ e nas redes sociais (@carabinacultural).

 

Serviço:

Inauguração do Cineclube Sarandira

Data: 25/01/2025

Local: Praça de Sarandira

Horário: 19h

Acompanhe pelas redes sociais: @carabinacultural

Contatos: Léo Matias – (32) 99842-3897 e Suzana Markus – (31) 99611-8484




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.