Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o IPTU 2025 em Juiz de Fora está mais barato. Para os contribuintes que escolherem pagar à vista, um desconto de 10% aplicado sobre o valor total do imposto será aplicado. Esse abatimento corresponde a um percentual maior do que a inflação pelo segundo ano consecutivo, reduzindo, com isso, o peso do tributo no orçamento das famílias e tornando o pagamento menos oneroso. O benefício está disponível para quem não possui débitos anteriores e pode ser aproveitado entre os dias 9 de janeiro e 2 de fevereiro.
Para pagamentos à vista, o acesso ao espelho do imposto e ao Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pode ser feito no portal do IPTU On-line ou presencialmente nas unidades do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga).
Quem preferir pagar o imposto de forma parcelada poderá dividi-lo em até 10 vezes, com a primeira parcela vencendo no dia 20 de março. Os carnês para pagamento parcelado serão enviados aos contribuintes até março.
Além de garantir o desconto acima da inflação, a Prefeitura utilizou áreas isótimas – regiões da cidade com características semelhantes – para calcular os valores do imposto, considerando 11 aspectos territoriais e prediais. Essa metodologia assegura uma tributação eficiente, justa e equilibrada, mesmo em casos de modificações estruturais nos imóveis.
Atendimento ao contribuinte:
Para evitar os contratempos registrados em 2024, a Prefeitura realizou ajustes no sistema de emissão de boletos e reforçou os canais de atendimento para esclarecer dúvidas e corrigir possíveis inconsistências. Os serviços podem ser acessados nas seguintes unidades do DIGA:
• Centro: Avenida Barão do Rio Branco, 1843 (2° andar), Prédio-Sede da Prefeitura de Juiz de Fora, PAM Marechal (Rua Marechal Deodoro, 496), e Procon (Avenida Presidente Itamar Franco, 992).
• Sul: Rua Porto das Flores, 276 – Santa Luzia.
• Centro/Sul: Rua São Mateus, 300 – São Mateus.
• Norte: Moinho (Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 900, Loja 14 – Francisco Bernardino) e Praça Coronel Jeremias Garcia – Benfica.
• Nordeste: Avenida Rui Barbosa, 530 – Santa Terezinha.
• Oeste: Avenida Presidente Costa e Silva, 2066 – São Pedro.
Com cerca de 270 mil inscrições imobiliárias na cidade, o IPTU é uma das principais fontes de arrecadação municipal e viabiliza a manutenção de serviços essenciais para a população, tornando Juiz de Fora um lugar cada vez melhor para se viver.