Balanço 2024: Em seus 50 anos, Defesa Civil bate recorde de vistorias preventivas

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em 2024, a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) atingiu o maior volume de vistorias preventivas realizadas em um ano, desde a criação em 1974. Ao todo, a pasta, que comemorou seus 50 anos, realizou 1381 vistorias preventivas, o que representa  64,53% do total e um aumento de 29,54% em comparação com o ano de 2023.

A Zona Leste registrou o maior volume de vistorias (524); seguida pela Zona Norte (436); Zona Sul (386); Zona Sudeste (313); Zona Nordeste (203); Zona Oeste (181); e, por fim, a Região Central (97).

JF tem a 1ª Defesa Civil do país a utilizar IA para monitorar o nível d’água

Com a Sala de Situação inaugurada em junho, Juiz de Fora se tornou a primeira Defesa Civil do Brasil a utilizar inteligência artificial para monitorar o nível d’água. Seu sistema de videomonitoramento tem mais de 220 câmeras para acompanhamento de pontos estratégicos em tempo real, 24 horas por dia. Com isso, o município agora pode acompanhar o deslocamento dos veículos da equipe em campo, bem como acessar em tempo real imagens de drones, entre outras ações, ampliando as possibilidades de ações estratégicas neste segmento.

Mapeamento de áreas de risco atualizado

No que tange ao mapeamento de áreas de risco hidrológico e geológico,  foram desenvolvidos 12 novos serviços, totalizando uma área mapeada de 2.9 milhões de m². Além disso, a Defesa Civil realizou a atualização e ampliação do mapeamento de área de risco hidrológico da bacia hidrográfica do Ribeirão Yung, situado na região de planejamento da Zona Leste, chegando ao alcance de uma área de 196.052,21 metros quadrados.

O mapeamento realizado de forma independente pela Defesa Civil promoveu a economia de R$ 2.67 milhões, a partir da aplicação da metodologia do Projeto Gides para mapeamento de riscos geológicos e da aplicação da metodologia Florima (Floods Risk Management) para mapeamento de riscos hidrológicos. Quanto às metodologias, a do Projeto Gides, foi construída através de uma cooperação internacional entre o Governo Brasileiro e o Governo do Japão. Já a metodologia Florima foi construída pelo próprio corpo técnico da Defesa Civil.

Pasta atua em integração com Assistência Social

Ao longo de 2024, foram adquiridos 750 itens de ajuda humanitária, sendo 250 cobertores de solteiro, 250 colchões de solteiro e 250 kits dormitórios de solteiro. Além disso, durante os meses janeiro, fevereiro e março, foram distribuídas uma média de 15 cestas básicas por mês, para famílias atingidas por desastres no Município.

Quanto ao atendimento de assistência social, 586 ocorrências foram atendidas por profissionais da Defesa Civil ao longo do ano. Além disso, atualmente, 102 famílias são beneficiárias do Programa Auxílio-Moradia acompanhadas pelo Serviço Social da Defesa Civil. Estas famílias são acompanhadas pelo Serviço Social da Defesa Civil. Entre os meses de janeiro e outubro, foram realizados 19 novos encaminhamentos para o programa.

Referência Nacional

A Defesa Civil da PJF alcançou a categoria mais bem avaliada (faixa A) no Indicador de Capacidade Municipal (ICM), calculado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e que avalia a capacidade dos municípios para gerir riscos e desastres. Além disso, a pasta foi finalista na campanha promovida pelo Cemaden Educação. Em 2024, foram mais de 4.500 alunos de 24 instituições de ensino impactados diretamente com essas oficinas.

Serviços de alerta atuam preventivamente

Ao todo, foram emitidos 79 alertas via Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP) e 25 alertas utilizando as redes sociais. Já o serviço de SMS da Defesa Civil atingiu a marca de 53.015 cadastros, o que corresponde a 9,32% da população do município.

Para receber os alertas no celular, basta enviar uma mensagem de SMS para 40199 com o CEP de seu endereço ou outro local de interesse. Não há limite de locais cadastrados e o serviço é totalmente gratuito. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram @defesaciviljf.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.