Ginásio Municipal recebe 2ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos será palco da 2ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024, no dia 7 de dezembro, a partir das 8h. O festival, que é destinado para pessoas entre 8 a 20 anos, tem como objetivo, oportunizar experiências de integração e vivências nas modalidades paralímpicas, além de difundir o movimento Paralímpico em todo o território nacional.

O evento terá as modalidades de atletismo, provas de campo (arremesso de peso, salto em distância e com obstáculo), goalball e esgrima. Ao todo, 250 pessoas já se inscreveram. Núcleos de extensão do curso de Fisioterapia, Educação Física, Medicina, Direito da UFJF e várias instituições civis estarão no evento também.

Este evento é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

IV Simpósio Internacional de Inclusão e Acessibilidade no Ensino: Práticas Inclusivas

Paralelamente ao festival, será realizado do dia 4 até o dia 8 de dezembro, de forma híbrida (com atividades presenciais e virtuais, algumas com transmissão online) o IV Simpósio Internacional de Inclusão e Acessibilidade no Ensino: Práticas Inclusivas, promovido pelo Núcleo do Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME), em parceria com a PJF. O NGIME é um grupo de pesquisa multidisciplinar da Faculdade de Educação Física (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições podem ser feitas no link.

Os temas a serem apresentados irão abranger desde perspectivas históricas até estudos baseados em tecnologia e inclusão social. Portanto, o evento é direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas. O evento impactará diretamente na formação inicial e continuada de diversos profissionais, promovendo a troca de experiências entre aqueles em atuação e os que estão em formação.

Este evento é a quarta edição internacional dessa temática no Brasil, com o objetivo de discutir as investigações sobre as diversas formas de acessibilidade, sob a perspectiva da profissão, da pesquisa e do ensino. Além disso, busca construir um acervo bibliográfico que sirva como ponto de referência para pesquisas inovadoras, bem como selecionar contribuições que enriquecem o campo e impactam tanto a prática quanto a investigação.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.