Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o projeto “Costura é Cultura”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo e com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), concluiu mais uma etapa de sucesso, com a formatura da turma de 2024 que participaram da oficina. Durante três meses, os alunos tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento teórico e prático em costura, unindo criatividade e sustentabilidade. A cerimônia de formatura acontece neste sábado, 19 de outubro, às 14h, no Colégio Cecon Juiz de Fora, localizado na Avenida Olegário Maciel, 2175, no bairro Paineiras.
O evento é aberto ao público e, este ano, contará com uma ação solidária: os participantes e visitantes são convidados a doar um litro de leite. A arrecadação faz parte de uma série de iniciativas do projeto, que atua em diferentes frentes – sociais, de saúde e ambientais. Os interessados em doar ou participar da cerimônia podem entrar em contato pelo Instagram oficial do projeto: @costuraecultura.
O objetivo central do “Costura é Cultura” é promover uma moda mais consciente e acessível, além de oferecer capacitação profissional. O projeto visa democratizar o aprendizado de costura e moda, proporcionando a pessoas de diversas origens a oportunidade de desenvolver habilidades criativas e, possivelmente, empreender na área.
“A procura foi incrível nesta edição. Recebemos quase 400 inscrições em 2024. Além de ensinarmos técnicas de costura, estamos formando cidadãos que compreendem a importância de valorizar quem produz nossas roupas e de que materiais elas são feitas”, afirma Matheus Bertolini, idealizador do projeto.