Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou reunião para apresentar o Plano de Contingência para o período chuvoso nesta quarta-feira, 9. O objetivo é garantir agilidade nas ações de resposta, estabelecendo os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências.
Durante a reunião, destacou-se o excelente desempenho do Plano de Contingência da PJF nos períodos chuvosos anteriores. “Dentro do Plano de Contingência, a Defesa Civil realiza a análise de diversos cenários de desastres, como deslizamentos, inundações, alagamentos, vendavais, queda de granizo e outros. O município está preparado para lidar com esses tipos de desastres”, afirma o gerente do Departamento de Gestão de Desastres da Defesa Civil, Joviano Assis.
O plano é desenvolvido pela Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria de Governo (SG), e é operacionalizado de maneira intersetorial, com todas as secretarias da PJF, 4a Regional de Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig); a Superintendência Regional de Ensino (SRE); e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Polícia Militar Rodoviária (PM); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Além da SG, o plano envolve representantes da Secretaria de Governo (SG), com membros da Defesa Civil e do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC); Secretaria de Assistência Social (SAS); Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva (Emcasa); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Comunicação Social (Secom); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); Secretaria de Educação (SE); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Saúde (SS); e Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA).
Ações preventivas
O trabalho preventivo da Defesa Civil foi intensificado durante o período de estiagem. As vistorias preventivas representam quase 80% das vistorias realizadas entre abril e setembro de 2024. Neste período a Defesa Civil realizou 520 vistorias preventivas, o que representa 78,08% do total de vistorias realizadas em 2024.
Dentre as ações preventivas realizadas pela Prefeitura de Juiz de Fora, destacam-se o desassoreamento da calha de córregos e a roçada das margens dos córregos; as vistorias técnicas preventivas em lotes vagos realizadas com a equipe do Corpo de Bombeiros e de fiscalização de posturas do município, visando que fossem realizadas ações de mitigações de riscos para queimadas; as vistorias técnicas preventivas em áreas de risco geológico – que visam identificar antecipadamente possíveis riscos e prevenir desastres; a limpeza de pluviômetros; a limpeza de bocas de lobo; a capacitação interna dos servidores; entre outras ações.
Nova Sala de Situação no período chuvoso
Neste período chuvoso, a Defesa Civil conta com o apoio da nova sala de situação. O sistema de videomonitoramento da PJF conta com 225 câmeras. Destas, 45 câmeras são voltadas especificamente para o trabalho de proteção e defesa civil. Juiz de Fora é a primeira Defesa Civil do Brasil a utilizar inteligência artificial para monitorar o nível d’água.
Serão 14 câmeras específicas para a medição de nível d’água que contarão com inteligência artificial para ativar um pop-up que surgirá nos monitores da sala assim que for detectado alteração do nível de alerta. “Com esses novos recursos será possível emitir alertas antecipados para a população de forma que essa possa salvaguardar-se quanto ao cenário de desastre”, explica Joviano Assis.
Serviço de SMS da Defesa Civil
A Defesa Civil ressalta a importância de se cadastrar no sistema de emissão de alertas meteorológicos. O serviço é gratuito, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199. A equipe trabalha 24 horas. A Defesa Civil atingiu a marca de 53.015 cadastros do serviço de alerta de SMS, o que corresponde a 9,80% da população do município, a meta inicial é atingir 10%. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram @defesaciviljf.