Começou nesta quarta-feira (25/9) o simpósio internacional Side Event G20 by FDC e Conseplan, evento que Minas Gerais sedia, até sexta-feira (27/9), para debater e trocar experiências voltadas ao aprimoramento da implementação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.
Realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), o simpósio incluirá também o Seminário do Conseplan, será realizado no campus da FDC em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, reunindo autoridades de todo o Brasil, além de especialistas e líderes de países do G20.
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Camila Neves, enfatiza a importância do encontro. “Estamos muito honrados em receber esse evento em Minas Gerais. O Governo de Minas, representado pela Seplag-MG, que é membro do Conseplan, está atuando para contribuir de forma relevante para o desenvolvimento dos Estados e do nosso país”.
“Serão dias de um trabalho conjunto que possibilitará a cooperação global em torno da implementação efetiva de políticas públicas”, complementa Camila Neves.
Boas práticas
Para o presidente do Conseplan, Fabrício Marques, o evento tem como grande propósito reunir as boas práticas nacionais de planejamento, de orçamento e trocar ideias sobre como superar os desafios das políticas públicas e construir um orçamento com princípio da solidez fiscal, que garanta recursos para investimentos estruturantes.
“É um momento muito oportuno com as equipes técnicas dos 27 estados e também com especialistas internacionais”, avalia Fabrício Marques.
Segundo a diretora do FDC Gestão Pública, Patrícia Becker, o objetivo é trazer uma discussão pragmática em relação aos desafios das forças-tarefa elencadas pelo G20, ou seja, como de fato esses desafios podem e devem ser endereçados visando a implementação de políticas públicas. “Essa discussão será norteada por quatro pilares: planejamento com foco na implementação, transformação digital, transição justa e governança global”, destaca.
Conseplan
O Conselho é composto por titulares das secretarias de Planejamento dos Estados, do Distrito Federal e de outros órgãos da área. A cada três meses, é realizado o seminário do Conseplan, com a participação de secretários e representantes dos estados, para criar uma rede entre os técnicos estaduais, compartilhar e debater temáticas relacionadas a planejamento, orçamento e investimentos públicos.
Esta edição é a terceira de 2024, com expectativa de público de 150 pessoas. O evento contará com discussões e workshops dos grupos de trabalho e reuniões entre os secretários.
Side Event G20
A iniciativa é promovida pelo grupo de trabalho T20, que faz parte do G20, e reúne think-tanks e centros de pesquisa dos países participantes e de outras nações convidadas. Dentro da atuação do grupo, está a realização de conferências, reuniões, além da organização de eventos paralelos.
Esses encontros emitem recomendações de políticas dentro das seguintes seis forças-tarefa: combate à desigualdade, à pobreza e à fome; ações climáticas sustentáveis e transições energéticas inclusiva; reformulação da arquitetura financeira internacional; comércio e investimentos para o crescimento sustentável e inclusivo; transformação digital inclusiva; fortalecimento do multilateralismo e governança global.
São esperados cerca de 300 líderes e servidores do governo federal, dos governos estaduais e municipais, especialistas seniores de organismos internacionais, pesquisadores de renome da área de gestão e políticas públicas, executivos de empresas e executivos de organizações não-governamentais (ONGs).
O Side Event G20 by FDC e Conseplan também conta com a parceria da Universidade Federal de Tocantins (UFT), da Universidade de Genebra, a Fundação Ortega-Marañón e da associação Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei).
A programação está disponível aqui.
Fonte: Agência Minas