PJF apresenta Plano de Contingência para Baixas Temperaturas para sociedade civil

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lança o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas. O objetivo é garantir ações emergenciais para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade entre os meses de junho e setembro, quando historicamente o município tem suas temperaturas mínimas ao longo do ano. Nesta quinta-feira, 6, o Plano foi apresentado para a sociedade civil, para entidades que integram o Mesa da Cidadania – Espaço de Articulação e Integração das Ações de Combate à Fome e para o Comitê Intersetorial de Elaboração, Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua.

Nesta sexta-feira, 7, será publicada a portaria que estabelece o Plano para o ano de 2024. Participaram da apresentação representantes das seguintes secretarias: Governo, Especial de Direitos Humanos, Assistência Social, Saúde, Mobilidade Urbana e Comunicação Social. O Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas terá vigência até o dia 30 de setembro.

Nesta gestão, a política voltada para a população em situação de rua foi intensificada e o município vem trabalhando pela inclusão deste público no programa Auxílio Moradia, que teve seu valor ampliado em duas oportunidades no atual governo. Diante do trabalho executado de ampliação de vagas nas casas de passagem e do aumento da adesão ao auxílio-moradia, não será preciso abrir postos emergenciais em função das baixas temperaturas. A secretária de Governo, Cidinha Louzada, celebra o sucesso das ações. “Durante a vigência deste plano de contingência, temos condição de acolher todas as pessoas em situações de rua sem a abertura de um espaço emergencial. Isso é fruto de um trabalho bem-sucedido, que temos intensificado a cada ano desde 2021.”

De acordo com a secretária de Assistência Social, Malu Salim, 200 pessoas em situação de rua foram incluídas no programa Auxílio Moradia, o que demonstra o compromisso da administração. Com relação aos serviços de acolhimento, o município tem 350 vagas entre casas de passagem, casas 24 horas e hotel. “O monitoramento é feito diariamente indicando a lotação e a necessidade de novas vagas. Desde que assumimos a gestão, os espaços foram humanizados, com ampliação de horário das casas de passagem. Hoje o cidadão em situação de rua pode chegar mais cedo, fazer a higiene pessoal, se alimentar e no turno da manhã sair por volta de 9h. Ainda contamos com espaços privativos para atendimento para casais. Das três unidades de acolhimento, duas estão preparadas para receber pets e carrinhos com a reciclagem”, ressalta a secretária Malu Salim.

A Secretaria de Governo (SG), através da Defesa Civil, monitora as condições de temperatura mínima e de sensação térmica. Conforme estabelece o decreto, durante todo o período de vigência do Plano o município está em estado de observação. Quando as temperaturas tendem a atingir 13,5º C, o estado é de atenção. Já quando as temperaturas atingirem 12ºC, o estado é de alerta; e ao atingirem 10ºC, a situação será de alerta máximo. Como explica a gerente de gestão de riscos de desastres da Defesa Civil, Camila Galvão, “desde que a Prefeitura lançou o Plano de Contingência para situações de baixa temperatura em 2021, tornou-se referência para outros municípios na elaboração desse planejamento estratégico”, explica.

Serviço de Abordagem Social intensificado 

O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) contará com mais três profissionais para intensificar as rotas apresentando os serviços oferecidos à população em situação de rua e na distribuição de cobertores. Além disso, durante o mês de julho o serviço funcionará 24 horas por dia.

A equipe de Abordagem Social atua na perspectiva de suporte por meio da oferta dos encaminhamentos a Casas de Passagem para pernoites e ao Centro POP, que oferta atividades durante o dia para convívio grupal, social, alimentação, higiene pessoal e atendimentos técnicos visando à superação da condição de rua. O serviço funciona todos os dias da semana e pode ser acionado pelos telefones 3692-8233 e 99807-0719.

Além dos espaços fixos de acolhimento, vale ressaltar também que a população em situação de rua tem direito à gratuidade no Restaurante Popular.

Unidade Centro:
Rua Halfeld, 305,
Segunda a sexta das 10h às 14h
Sábado, domingo e feriados das 11h às 13h

Unidade Benfica:
Rua Diogo Álvares, 664, Benfica
Todos os dias das 11h às 13h




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.