Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a equipe da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) do serviço especializado de Abordagem Social (Seas), da Secretaria de Assistência Social (SAS), executado pela Amac, promoveu uma ação socioeducativa na segunda-feira, 4, na Praça da Estação, região central de Juiz de Fora. Educadores sociais e equipe técnica apresentaram às pessoas que fazem da rua seu espaço de moradia e sobrevivência os serviços socioassistenciais e demais políticas públicas que envolvem toda a rede para este público.
Integrando as atividades da campanha “Março, Mais Mulher, Mais Democracia” da PJF, a equipe conversou com mulheres que passaram pelo local sobre autocuidado. Foram ofertados kits de higiene pessoal para o público feminino e LGBTQ.
Cerca de 20 pessoas foram atendidas. Orientações sobre o serviço de migração, renovação de Cadúnico, acesso ao Bolsa Família e outros benefícios sociais, acesso a documentação pessoal, serviços ofertados pelo Centro POP e Nupop também fizeram parte da ação que aproximam estas pessoas dos serviços oferecidos para as pessoas em situação de rua.
Sobre a Abordagem
O Serviço Especializado de Abordagem Social faz a identificação de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social relacionados à situação de rua. Promove um trabalho social planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança.
A equipe atua na perspectiva de suporte a estas pessoas através da oferta dos encaminhamentos a Casas de Passagem para pernoites e ao Centro POP, que oferta atividades durante o dia para convívio grupal, social, alimentação, higiene pessoal e atendimentos técnicos visando à superação da condição de rua. O serviço funciona todos os dias da semana, de 7h às 00h e pode ser acionado pelos telefones 3692-8233 e 99807-0719.