Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça” na próxima quinta, 15

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na próxima quinta, 15, a Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça.” Das 9h às 17h, a população poderá fazer o descarte correto de materiais recicláveis, como papel, eletrônico, plástico, vidro e óleo de cozinha usado. 

A campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com as associações de catadores de materiais recicláveis do município: Associação Municipal dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf); Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares); Associação Lixo Certo (Alicer); Associação de Catadores Deus é Maior (ADEM) e Associação De Catadores União Da Vitória. Além de contribuir para a geração de renda das associações, a ação contribui para a preservação do meio ambiente.
Coleta seletiva
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) disponibiliza o serviço de coleta seletiva para 90% dos domicílios da cidade de Juiz de Fora, além de promover campanhas para incentivar a população a realizar a coleta seletiva. Juiz de Fora é líder no ranking mineiro e 10º lugar no nacional entre cidades que oferecem coleta seletiva para 90% da população.
Os resíduos secos originários da coleta são encaminhados para as associações de catadores de materiais recicláveis conveniadas com o Departamento. Desse modo, a ação contribui na geração de renda de agentes ambientais e suas famílias e, também, movimenta a economia do município.
Confira exemplos de materiais para descarte: 
– Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).
– Plástico: isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas pet, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC.
– Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro.
– Metal: latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames.
– Eletrônico: cabos, pilhas, lâmpada de led, televisores, carregadores, baterias, aparelhos celulares, CDs.
– Óleo de cozinha: será disponibilizado um espaço para o descarte do óleo usado.
Cuidados ao fazer o descarte: 

– É recomendável limpar embalagens de plástico e isopor que estejam com restos de comida, como marmitex e caixas de leite.

– A melhor opção para descarte do óleo de cozinha é na garrafa PET bem fechada, para evitar vazamentos.

– Se o vidro estiver inteiro, não precisa embalá-lo para descarte. Se estiver quebrado, leve-o dentro de uma garrafa PET ou caixa de papelão.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.