Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a tarde desta terça-feira, 30, foi marcada pela inauguração oficial da tenda temporária montada no estacionamento do Mercado Municipal. Com a presença da prefeita Margarida Salomão, a atividade contou com diversas atrações para o público.
“Hoje é dia de festejar esse novo espaço temporário que está lindo. Mas não podemos deixar de dizer sobre o lugar maravilhoso que vai ser o novo mercado que está em reforma. No primeiro andar teremos a variedade de produtos e no segundo andar um grande espaço gastronômico e cultural. Nós vamos investir para que aqui seja um dos lugares para se visitar em Juiz de Fora. Aqui é pra ser um monumento, tanto pela história, quanto pelo potencial que existe aqui. Queremos que todo mundo venha aqui, compre, conheça e aproveite todo esse espaço”, destacou a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão.
O evento contou com mostra de produtos comercializados no espaço, entre eles: frutas, bolos, biscoitos, doces, queijos, especiarias, temperos e artesanatos. Além disso, houve a abertura da Exposição a céu aberto: “Mercado Municipal – De Companhia Têxtil à referência em comercialização, cultura e turismo”, montada em volta do prédio do espaço, e traz a história do espaço que acompanha Juiz de Fora há 119 anos.
Para a secretária de Governo, Cidinha Louzada, “essa construção só foi possível com diálogo entre o poder público e os comerciantes, e isso é apenas um aperitivo do que iremos fazer no novo mercado que está por vir. Tenho certeza que será um grande orgulho para Juiz de Fora”.
De acordo com a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), as lojas estão funcionando neste novo local e permanecerão até o fim das obras de restauração do mercado. “Este local foi preparado com muito carinho para os comerciantes e também para os clientes que podem aproveitar todas as delícias e produtos de qualidade bem no centro da cidade. É um trabalho que foi realizado a muitas mãos de todos os setores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e convidamos todas e todos para vir aqui”.
O vereador Nilton Militão, vice-presidente da Câmara Municipal, acrescentou que “este local faz parte da história e cultura de Juiz de Fora com o incentivo do comércio e cultura. Temos um carinho especial com esse espaço e esta nova tenda também está ótima para abraçar os comerciantes e consumidores. É importante que as pessoas conheçam a história que está contada naquela exposição. Temos aqui o passado, presente e futuro desse espaço que respira memórias, cultura e turismo”. O evento também contou com a presença de diversos secretários municipais, além das vereadoras Laiz Perrut e Cida Oliveira, e do vereador Juraci Scheffer.
Representando a Associação dos Permissionários e Boxistas do Mercado Municipal, Kátia Cristina Guimarães agradeceu o empenho da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) neste trabalho. “Quero agradecer a toda equipe e à prefeita Margarida por ter esse carinho de fazer um espaço para nós continuarmos as nossas vendas. Meu trabalho começou com o meu pai na década de 80 aqui no Mercado, e seguimos firmes esperando que o futuro seja ainda mais lindo”.
Para fechar a tarde e animar o público nesse pré-carnaval, às 17h30, foi iniciado o show com o músico Alexandre Pereira e Samba do Galo. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, sábado, das 8h às 14h, domingo, das 8h às 12h, e bares, de segunda a sábado até às 23h.
Mercado Municipal – De Companhia Têxtil à referência em comercialização, cultura e turismo
A exposição, preparada pelas equipes das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), de Comunicação Pública (Secom), e da Fundação Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), é um instrumento de educação patrimonial de Juiz de Fora, contando a história do Mercado Municipal desde a sua origem, na Avenida dos Andradas em 1904. Além disso, traz todos os acontecimentos que marcaram a cidade, e ainda mostra o futuro do novo Mercado após a reforma. As obras estão fixadas em volta do prédio do Mercado Municipal e ficarão até o fim da reforma.