Projeto “Bar na Rua” ganha espaço em Juiz de Fora

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o “Bar na Rua, programa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), já alcançou 14 estabelecimentos em Juiz de Fora, permitindo a utilização de vagas de estacionamento para a instalação de mesas e cadeiras por bares e restaurantes. Iniciado em outubro de 2021 como uma estratégia para impulsionar a recuperação econômica pós-pandemia de Covid-19, a iniciativa tem sido bem recebida, desempenhando um papel positivo na geração de emprego e renda.

Regulamentado pela Lei Complementar 168, datada de 25 de junho de 2022 e de autoria da vereadora Laiz Perrut, o programa visa fomentar a implementação de parklets em áreas públicas. Estabelecimentos como Tutto Per Lo Cafe, Filezinho Grill, Bigodeira, Carminha Grill, Na Brasa, Bar Dias, Cariocando, Rei da Asinha, Barril, Sartoni, Relicário, Dirceu’s, El Toro e Bom Brasileiro já aderiram à iniciativa, proporcionando lazer em ambientes abertos e arejados.

Segundo Marcelo do Carmo, secretário de Turismo, o programa “Bar na Rua” representa uma inovação que impactou positivamente a situação financeira de vários bares e restaurantes em Juiz de Fora. “A ampliação dos espaços, o aumento da renda e a criação de novos empregos foram resultados concretos. Além disso, o projeto convida moradores e turistas a experimentarem uma cidade mais dinâmica”, enfatizou.

O secretário de Mobilidade Urbana,  Fernando Tadeu David, pontuou que o “Bar na Rua” é uma iniciativa importante, permitindo a vivência do espaço urbano, à mobilidade e o direito à cidade. “A implantação dos parklets em frente aos bares, restaurantes e ao comércio de forma geral, permite a ampliação destes espaços, os tornando mais bonitos e agradáveis para que as pessoas possam utilizá-los. A Prefeitura, ao aderir o projeto e estabelecer critérios para que possam ser feitos os parklets, cria uma oportunidade para que os pedestres tenham um espaço que diminua a visão automobilística e adentrem num ângulo de maior valorização social”, ressaltou Tadeu.

A secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira, destacou a importância de tornar a cidade um lugar melhor, uma ação reconhecida pela atual gestão. “Os espaços públicos estão sendo transformados em verdadeiras áreas de convivência. Além disso, a readequação das ruas para o uso das pessoas é realizada simultaneamente à geração de emprego e desenvolvimento econômico, contribuindo para tornar Juiz de Fora uma cidade mais atrativa, moderna e alegre”, disse Aline.

Para a empresária Silvia Nogueira,  o “Bar na Rua” foi  uma iniciativa muito importante para Juiz de Fora, pois, além de permitir a expansão e proporcionar um ambiente agradável aos clientes, também gerou empregos e renda. Na cafeteria Tutto Per Lo Caffè foi necessário contratar dois funcionários para atender à demanda. “A aceitação do público foi imediata e tem sido o espaço mais desejado do estabelecimento, muitas vezes com fila de espera. Essa tendência inovadora torna a cidade mais bonita e atrativa, oferecendo maior conforto aos clientes, sem contar a valorização da cafeteria devido ao aumento da visibilidade. Um sucesso”, enfatizou Silvia.

 

O proprietário da Rellicário Brigaderia e Café, Paulo Oliveira, disse que a aprovação do “Bar na Rua” aconteceu em um momento importante da economia.  “Em um mês desafiador para o comércio, especialmente devido às chuvas e às pessoas fora da cidade, a proposta proporcionou um retorno excepcional, com lotação máxima do estabelecimento. O parklet se tornou a principal atração da brigaderia, gerando visibilidade e movimento. O público tem aceitado bem o projeto”, destacou Paulo.

 

Nas palavras de Márcia Rosely da Rocha, proprietária do boteco Bigodeira, o “Bar na Rua” trouxe para Juiz de Fora um programa que já é sucesso em vários locais do Brasil e do mundo. “Esse conceito de usufruir de vagas de estacionamento, como extensão da calçada, oferece aos clientes uma nova e agradável experiência ao ar livre. Como empresária, estou orgulhosa por termos implementado o primeiro parklet da cidade”, disse Márcia.

 

Os interessados em participar do programa “Bar na Rua” deverão acessar a plataforma Prefeitura Ágil para fazer o requerimento. Será necessário anexar  documentos como contrato social, procuração assinada pelo sócio/proprietário (caso o requerente seja terceiro), Certidão Negativa de Débitos Ampla de Juiz de Fora (CNDA/JF), alvará de funcionamento válido, projeto arquitetônico ou croqui (projeto preliminar da instalação), com planta baixa informando a existência e disponibilidade de vagas de estacionamento em frente ao estabelecimento, dimensões e descrição dos elementos que serão alocados no parklet, entre outros.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.