Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a realização de um sonho. Essa frase resumiu o sentimento das centenas de profissionais da Educação que compareceram no bairro Ladeira nesta semana. Durante cinco dias, os educadores nomeados no concurso público para o quadro do Magistério Municipal da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) estiveram no local para o procedimento prévio de escolha de lotação. Foram 15 anos de espera por esse momento.
“Eu vim até com o meu terço. Nem acredito que estou aqui. É muita emoção”, comemorou a professora Raquel Vieira Motta. Formada há 15 anos, ela já não acreditava que, um dia, seria finalmente efetivada. “Temos que agradecer a essa administração pela nomeação de mais de mil professores, isso refletirá na melhora da qualidade do ensino”, ressaltou.
Em 2008, a professora Danieli Wanda Vieira Nascimento havia acabado de se formar e, com uma bebê de 6 meses, tentou concurso para o Magistério Municipal. Só agora, quando a filha está prestes a completar 16 anos, ela alcançou o sonho de se tornar efetiva. “Esperamos muito tempo por esse momento e agora conseguimos”, disse aliviada. Com 25 anos de idade, Débora Faria não precisou esperar tanto, mas o sentimento de realização é o mesmo. A jovem se formou em Pedagogia em 2021, no mesmo ano em que a Prefeitura de Juiz de Fora realizou o concurso tão desejado. A aprovação veio com a nomeação e a alegria de saber que será professora do município em 2024. “Eu não esperava que viesse tão rápido”, admitiu.
A secretária de Educação (SE), Nádia Ribas, observou que é a primeira vez que se realiza o procedimento de escolha de lotação para um número tão expressivo de candidatos nomeados. Ela frisou que o sucesso dessa iniciativa se deve à parceria entre a SE e a Secretaria de Recursos Humanos (SRH). “O empenho dos profissionais envolvidos no trabalho coletivo demonstrou não só organização, como também responsabilidade e respeito pela gestão pública municipal e pelos 1014 nomeados”, destacou a secretária. “Isso só foi possível devido a nossa postura com esse concurso, desde o primeiro dia em que nos reunimos para planejá-lo.” A secretária ressaltou ainda que todo o certame foi realizado com transparência e lisura. “O trabalho foi concluído com maestria pela SE e pela SRH”, frisou.