UBS Milho Branco oferece Roda de Terapia Comunitária para usuários

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), como forma de atuar na promoção da autoestima e da autoconfiança, no acolhimento, na prevenção do adoecimento mental, bem como ajudar as pessoas a resgatarem vínculos afetivos e sociais, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Milho Branco, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), tem oferecido a Roda de Terapia Comunitária Intensiva (TCI).

Sendo considerados também instrumentos que facilitam a agregação, a mobilização e a inclusão social, os encontros são abertos ao público e realizados às quartas-feiras, a partir das 13h30 na Escola Municipal Eng. André Rebouças, na Rua Nicolau Shuery, 60, Milho Branco.

A roda consiste na partilha de experiências de vida e sabedoria de forma horizontal e circular, onde cada pessoa torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida. Ouvindo os problemas do cotidiano dos participantes, os demais integrantes da roda escutam a verbalização da dor, inquietação ou tristeza do próximo e, posteriormente, falam sobre situações vivenciadas ou semelhantes que possam auxiliar na superação dos problemas.

Conforme a responsável pela condução da roda, e agente Comunitária de Saúde (ACS) da UBS Milho Branco, Dulcineia Salustiano, “as rodas de terapia comunitária na UBS de Milho Branco têm demonstrado resultados muito positivos junto à população. É uma ação que tem auxiliado os integrantes na superação dos problemas cotidianos, visto que a dinâmica das rodas tem como proposta ser um espaço de escuta, apoio, de acolhimento e de não julgamento. Além disso, percebemos que os objetivos da roda tem possibilitado o fortalecimento das redes sociais solidárias junto à comunidade, visto que é aberta ao público, ou seja, qualquer pessoa pode participar”.

O público que frequenta as rodas em Milho Branco são, em sua maioria, mulheres da 3º idade que encontraram na prática em grupo um importante instrumento para superar os desafios e dificuldades do cotidiano. É o caso, por exemplo, de Maria Madalena Gomes, 72 anos, que participa da roda de terapia há cinco anos. “Para mim teve um ótimo impacto. Eu cheguei debilitada, muito triste e hoje me encontro muito bem, me superei com a ajuda do grupo”, ressalta.

Na última semana, o grupo da Roda de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) da UBS Milho Branco realizou uma confraternização de fim de ano no Parque Municipal. Além do amigo oculto, o encontro teve dinâmicas de cuidado comunitário e um momento para um lanche compartilhado.

Grupo de Roda de Terapia Comunitária Intensiva (TCI)

A Terapia Comunitária Intensiva (TCI) faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e consiste em prática preventiva e terapêutica de cuidado em saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). No âmbito municipal, as ações das rodas de TCI da Atenção Primária estão sendo incentivadas e valorizadas pela gestão e do Grupo Condutor para fortalecimento e ampliação das Práticas Integrativas e Complementares (PMPIC) em Juiz de Fora no âmbito do SUS.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.