Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF inaugurou nesta sexta-feira, 15, o novo Pronto Atendimento Nordeste 24 horas. Uma conquista para toda a população de Juiz de Fora, especialmente do bairro Grama e região Nordeste. A região estava sem atendimento de Urgência e Emergência desde 2014.
O Hospital Ana Nery se credenciou junto à Prefeitura de Juiz de Fora para a instalação do Pronto Atendimento em uma área que foi totalmente remodelada para atender às normas sanitárias e exigências assistenciais. O novo Pronto Atendimento funciona 24 horas e oferece oito leitos de urgência e emergência para adultos e quatro pediátricos.
Conforme a prefeita Margarida Salomão, “estamos aqui salvando vidas, defendendo a dignidade e, principalmente, defendendo a democracia. Essa obra que entregamos aqui hoje, abrir o Pronto Atendimento 24 horas para essa região, foi o primeiro compromisso que assumi publicamente. Felizmente conseguimos oferecer, perto do Natal, esse presente para a população”.
Segundo o secretário de Saúde, Ivan Chebli, “é uma honra estar nesse momento histórico, da implementação de mais um serviço de saúde de extrema importância para a população de Juiz de Fora e dos municípios no entorno. Essa unidade de pronto atendimento de urgência e emergência adulta e pediátrica vai aliviar a pressão de outras unidades do município, regionalizando, facilitando o acesso e a resolubilidade do nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”.
“O hospital Ana Nery está extremamente feliz e unido com a Prefeitura, com a Câmara de Vereadores, com o poder público em geral. Feliz porque está entregando aqui um atendimento para essa região de 70 mil habitantes”, pontou o conselheiro do Hospital Ana Nery, Jorge Montessi.
Toda a operação da unidade será custeada pela Prefeitura de Juiz de Fora. A implantação dos novos serviços foi possível através de recursos disponibilizados pelos Vereadores Vagner de Oliveira, Bejani Junior e pela Deputada Federal Ana Pimentel.
De acordo com a Deputada Federal Ana Pimentel, “o momento político que estamos vivendo é histórico para nossa cidade. Temos uma prefeita comprometida com as políticas sociais, o desenvolvimento econômico, a infraestrutura e a beleza da cidade. É um compromisso fundamental para a vida nesse município”.
O vereador Bejani Junior apontou que “em mais de uma década que a população clamava por esse atendimento de urgência e emergência. Uma região que é maior habitacionalmente do que mais de 80% dos municípios mineiros. Trazer essa dignidade não é benefício nenhum, é direito para a população. Tivemos um avanço muito grande pra Juiz de Fora”.
No mesmo sentido, o vereador Vagner de Oliveira ressaltou que “a população clamava por isso há mais de uma década, mais de dez anos lutando. Quando a gente percebeu que não conseguiríamos no Hospital João Penido, nós disponibilizamos esse recurso e a Prefeita prontamente abraçou essa causa. É uma satisfação muito grande ver que a população hoje vai ter esse serviço, de porta aberta”.
O conselheiro municipal de saúde e morador do Parque Guarani, José Roberto da Silva, destacou que “é um grande presente para os moradores da Região Nordeste. Uma obra aguardada há mais de dez anos para quem vive nessa região. Foi muita luta, reuniões, audiência, mas, hoje, ganhamos esse Pronto Atendimento. Aqui está sendo concretizado. A Prefeitura está cumprindo aquilo que prometeu para nós”.
A unidade conta com médicos clínicos, pediatras e equipe de enfermagem completa, 24 horas por dia. A nova unidade também disponibiliza apoio diagnóstico e terapêutico conforme a sua complexidade, diagnóstico por radiologia e laboratório clínico durante todo o funcionamento da unidade.
As linhas de ônibus que atendem a nova unidade são 100 (Filgueiras), 103 (Filgueiras) , 105 (Filgueiras), 109 (Granjas Triunfo).
Além do novo Pronto Atendimento Nordeste, a rede municipal de saúde de Juiz de Fora passa a contar com a porta aberta de Urgência e Emergência nas Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, Oeste e Sul, Regional Leste, o Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Teixeira (HPS), e o Pronto Atendimento Infantil (PAI)