O corpo é a terceira parte constitutiva do ser humano, nossa dimensão tangível na qual alma e espírito residem.

O conceito de corpo refere-se à parte física e material dos organismos vivos. É a estrutura que abriga os sistemas e os órgãos vitais e que permite a interação com o ambiente.

O corpo também desempenha um importante papel na identidade pessoal. A aparência, as características corporais e as habilidades físicas podem influenciar a forma como uma pessoa é percebida e como ela se relaciona com os semelhantes. Tais aspectos determinam muito do que a pessoa é em si mesma, mas acima de tudo interfere na maneira como é percebida socialmente.

No cristianismo, o corpo é considerado uma criação de Deus e é tido como algo positivo e sagrado. A visão cristã do corpo é baseada na crença de que os seres humanos foram criados à imagem de Deus e que o corpo é o templo do Espírito Santo.

Porém, a doutrina do pecado original ensina que a humanidade está condicionada a uma natureza caída e propensa ao erro. Neste contexto, o corpo pode se tornar o reino das sensações que afetam tanto a alma quanto o espírito. Por isso, o corpo, embora não demonizado, requer atenção. Ele é a fronteira do nosso ser total em relação ao mundo, por isso está sujeito a todas ordens de tentação que operam através de sensações e emoções.

A dor e o prazer são experiências sensoriais que passam pelo corpo para atingir a alma. Naturalmente, tendemos a evitar o primeiro e perseguir o segundo, ou seja, se somos governados por reações e instintos, como qualquer outra criatura, sempre buscaremos maximizar o prazer imediato e evitar qualquer forma de dor. Consequentemente, deixado à própria sorte, o corpo tende a inclinar-se sempre para o desfrute imediato, o que gera riscos concretos para a santidade, pois agir bem uma implica muitas vezes em renunciar o deleite presente em vista de um benefício futuro, requerendo autocontrole para proceder algum nível de contenção a fim de alcançar metas de caráter moral.

O corpo opera por mecanismos sensoriais que despertam emoções, consequentemente nos debates travados no coração, sua posição não está inclinada a se interessar pelo que é certo, mas pelo que produz satisfação. Por isso, quando se trata dos desafios de santidade, ele precisa ser constantemente disciplinado, domado pelo espírito regenerado:

1 Tessalonicenses 4: 4. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, 5. não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus. – Bíblia NVI

Reiterando: não significa que o corpo seja uma “parte maligna”, significa que ele opera na fronteira entre alma e o enredo caído, consequentemente, está submetido às primeiras incursões desviantes, além disso, sua linguagem é sináptica, o corpo tende aos sinais nervosos imediatamente mais agradáveis.

O mesmo corpo que pode servir ao mal, pode servir para a obra de Deus .O apóstolo Paulo escreveu:

Romanos 6: 12. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; 13. nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. – Bíblia ARC

Essa passagem destaca a responsabilidade dos cristãos em cuidar do corpo e usá-lo de maneira que honre a Deus. O corpo desempenha um papel fundamental na redenção, pois é através dos sentidos do corpo que a pessoa começa a ser aproximar de Deus. Explicando, se a fé vem por ouvir da Palavra, a audição ocupa um lugar na justificação:

Romanos 10: 17. Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. – Bíblia NVI

Se as Escrituras são a fonte de sabedoria, precisamos dedicar nossa visão à leitura dos textos bíblicos:

2 Timóteo 3: 16. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17. para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. – Bíblia NVI

A pregação envolve o falar, logo, vê-se outra função objetiva do corpo em acordo com os desígnios santos:

Josué 1: 8. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. – Bíblia NVI

A passagem de Romanos a seguir resume bem as funções corporais no processo de salvação:

Romanos 10: 12. Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, 13. porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. 14. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? 15. E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! ” – Bíblia NVI

Invocar com a boca, captar a Palavra com os ouvidos, pregar depende de voz e ouvidos, e o contato depende dos pés missionários. O corpo possui uma função premente na santificação de todo o ser. Nele se operam as armadilhas e é nele que se inicia a regeneração.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.