Juiz de Fora registra 69 mm de chuva em apenas uma hora durante a madrugada

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na madrugada desta quarta-feira, 6, em apenas uma hora, choveu 69 mm em Juiz de Fora, cerca de 22% do esperado para o mês. O dado é da Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na UFJF. A chuva intensa, formada em pouco tempo, é uma das características do fenômeno El Niño.

Foram registradas duas ocorrências: inundação no bairro Mariano Procópio e deslizamento de terra no bairro Borboleta. Na rua Feliciano Pena, um particular desfez a barreira de proteção, erguida do outro lado do córrego, para realizar uma obra. Isso facilitou o transbordamento na via, já que abriu um caminho para as águas retornarem para a rua e invadirem as casas. Essas águas barrentas obstruíram as bocas de lobo da rua, o que manteve o alagamento por mais tempo. Equipes da Prefeitura estão desde a madrugada no local fazendo a limpeza e a obstrução das bocas de lobo na via. Emergencialmente, um muro de rip-rap de 2,5m de cada lado do córrego será erguido novamente para minimizar os impactos.

As equipes de Engenharia e Serviço Social da Defesa Civil estão realizando vistorias nos imóveis da área para identificar e acolher as famílias atingidas. Como forma de minimizar o transtorno, os moradores da rua terão desconto na conta de água deste mês. A Cesama irá cobrar na Rua Feliciano Pena apenas a média da conta de água dos últimos meses, já que, em função do barro, há um aumento no consumo de água potável para a lavagem das casas.

Já na Rua Augusto Thielman, no Borboleta, houve um escorregamento de solo, que atingiu a parte posterior de um imóvel. De forma preventiva, a casa foi interditada. A equipe de serviço social vai realizar o atendimento da família, que mora de aluguel no imóvel. No Borboleta, parte do solo está depositada na via e o Demlurb já realizou a limpeza da rua. As equipes do Demlurb também atenderam os bairros São Pedro, Democrata e Linhares.

No Linhares, o barro na via é fruto da movimentação de terra em obra irregular. O responsável já foi autuado pelos fiscais de posturas da Sesmaur. A Prefeitura reforça que continuará agindo para evitar que ações individuais irresponsáveis prejudiquem a população.

As equipes do Demlurb também atendem, ainda nesta quinta, os bairros Borboleta, São Pedro e Democrata.

Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199. A equipe trabalha 24 horas.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.