Igam destaca experiência mineira na gestão das águas em simpósio nacional

Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) marcou presença no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRhidro), de 19 a 24/11, em Aracaju, estado de Sergipe. Com o tema Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação, o Simpósio abrangeu a área dos recursos hídricos nas mais diversas esferas, abordando desde planejamento e gestão, processos hidráulicos e hidrologia urbana, até proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias, além de trazer para o debate as inovações e a participação da sociedade.

O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, participou como debatedor na mesa redonda “Desafio da Gestão das águas urbanas – adaptação aos eventos críticos”, realizada na última quarta-feira (22). Marcelo apresentou as principais estratégias da gestão de recursos hídricos em Minas Gerais frente aos desafios da gestão das águas urbanas e as adaptações aos eventos críticos.

Ele destacou as principais ferramentas de suporte utilizados em Minas para tomada de decisão na gestão das bacias hidrográficas, como a sala de situação hidrometeorológica do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), que é responsável pelo monitoramento e previsão climática do Estado. Também foram destacados o Sistema de Monitoramento Remoto Integrado das Águas (MIRA), além dos boletins e avisos meteorológicos direcionados à população, destacando a importância da articulação com outras instituições, como a Defesa Civil.

De acordo com o diretor-geral do Igam, entre janeiro e agosto de 2023, foram emitidos cerca de 10 mil alertas de tempestades severas pelo Igam, por meio do Simge, e repassados à Defesa Civil, que alerta a população com disparos de SMS.

Para ele, a participação do Igam no Simpósio foi muito importante, considerando que a busca pelo aprimoramento contínuo é fundamental. “A experiência de estar próximo à comunidade acadêmica, professores e pesquisadores que participam do simpósio é extremamente rica. As discussões permitem avançar com a gestão de recursos hídricos em Minas Gerais”, ressaltou.

Além do diretor-geral, o evento contou com a participação de uma delegação de servidores do Igam, que estiveram presentes em diversas atividades durante a programação oficial do simpósio

De acordo com a organização do evento, o Simpósio aconteceu num contexto em que é preciso defender os princípios estabelecidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos e a importância do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos e seu aprimoramento, como base para uma Política de Estado onde a gestão das águas seja, de fato, uma prioridade e possua visibilidade institucional dentro das estratégias de governança.

A programação contou com minicursos, conferências, sessões técnicas, mesas-redondas e premiação. O evento nacional na área de recursos hídricos criou oportunidades para o diálogo entre ciência, tecnologia, setores produtivos e comunidade, reunindo os mais diversos segmentos, como gestores, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, profissionais liberais, empresários, fabricantes, comerciantes de equipamentos e usuários.

Fonte: Agência Minas




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.