Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no penúltimo encontro do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPAP) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a roda de conversa tratou sobre projeto de vida. Durante o encontro, realizado nesta terça-feira, 21, na sala multimeios do Museu Ferroviário, os participantes foram convidados a refletirem sobre a rotina de vida pós-aposentadoria.
Se antes toda a rotina era definida ao redor do trabalho, a partir do fechamento desse ciclo passa a ser o momento de descobrir novas aspirações e projetos que antes eram deixados de lado, como por exemplo colocar um hobby em prática. De acordo com a psicóloga do Departamento de Ambiência Organizacional, Cassiana Coutinho, “a necessidade de planejamento nessa fase está ligada à finalização de vínculos, é preciso para ter um novo norte na vida e não cair na ‘mesmice’”.
Entre trocas de experiências e projeções para o futuro, os participantes vivenciaram também uma dinâmica relacionada a sonhos, em que cada um foi incentivado a desenhar uma casa – alusão a vida – começando com o alicerce, os valores inegociáveis. Em seguida, partiram para a “construção dos pilares” que representavam os projetos, a curto e longo prazo. Finalizada essa parte, foi construído o telhado, que representa a missão. Por fim, as participantes compartilharam seus desenhos, dividindo um pouco mais de suas vidas após comparar com a primeira dinâmica realizada envolvendo os sonhos.
O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPAP) é coordenado pela equipe de psicólogas e assistentes sociais do Departamento de Ambiência Organizacional (Damor) da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O objetivo é propiciar ao servidor um espaço de reflexão para o planejamento de sua aposentadoria. O último encontro será realizado em dezembro.