Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF promoveu nesta segunda-feira, 13, capacitação em Boas Práticas na Manipulação e Comercialização de Alimentos para os feirantes de Juiz de Fora. Organizada pelo Departamento de Vigilância Sanitária (DVISA), da Secretaria de Saúde (SS), na palestra foram abordadas as questões relacionadas ao processo produtivo, requisitos de instalações, transporte e exposição à venda dos alimentos.
Esclarecendo dúvidas com relação ao comércio de Produtos de Origem Animal, rotulagem e acondicionamento adequado dos alimentos. Foram capacitados mais de 90 feirantes, divididos nos turnos da manhã e da tarde. Segundo a gerente do DVISA, Lilian Ribeiro, “a ação formativa para os feirantes de Juiz de Fora é de extrema importância para instruir as Boas Práticas na Manipulação e Comercialização de Alimentos, capacitando os trabalhadores em um conjunto de técnicas para que executem medidas preventivas para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos desde o preparo até sua entrega ao consumidor.”
Saiba como regularizar seu produto de origem animal
Juiz de Fora conta o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), sua legislação visa regular, padronizar e sistematizar a produção de alimentos agroindustriais, de origem animal, dentro de padrões que garantam a segurança dos produtos que chegarão à mesa dos consumidores.
A inspeção é obrigatória para todos os processadores de alimentos de origem animal como carne, leite, ovos, pescados, mel e todos os derivados comestíveis destes produtos. Os alimentos de origem animal inspecionados portam em suas embalagens o selo oficial da inspeção municipal de Juiz de Fora, permitindo seu reconhecimento pelos consumidores e fiscais do comércio como produto de origem controlada e, com isso, podem circular livremente no comércio municipal.
O Serviço pode ser solicitado pelo Prefeitura Ágil. Para entender todos os detalhes, processos e procedimentos para requerer a Inspeção Municipal, acesse a página do SIM.