Minas não tem mar, mas tem Furnas. O lago é o cartão de visita para quase 40 cidades banhadas pelas águas da antiga represa e mostra a potência do turismo nesses locais. São lugares que oferecem atrativos diversos que vão de paisagens à cozinha. Todas essas maravilhas são celebradas no “Raízes do Lago – I Encontro Regional de Cozinha Mineira e Turismo Rural do Lago de Furnas”. O evento começou nesta sexta (10/11) e vai até sábado (11/11), em Alfenas. A abertura aconteceu na Universidade Federal de Alfenas e contou com a participação de Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que gerencia a Rede Minas e a Rádio Inconfidência.
A Rede Minas, apoiadora do “Raízes do Lago”, é uma das grandes vitrines das cidades que contornam Furnas. A emissora pública mineira mantém diversas atrações que mostram esses destinos de Minas Gerais.
“Queremos fazer da TV sempre uma grande aliada para fomentar o turismo. Além dos programas, estamos ampliando o alcance da cobertura”, diz Mendicino, que abriu as discussões do evento nesta sexta, na Universidade Federal de Alfenas.
Na oportunidade, lançou mais uma etapa da expansão do sinal digital. “Vamos aproveitar esse momento para anunciar a digitalização da Rede Minas na região. Por meio do programa Digitaliza Minas e Digitaliza Brasil, ainda este mês estaremos em 73% dos municípios desta localidade e em todo o estado até o fim do ano”, disse.
Boa Esperança, no Sul do estado, é uma das cidades que será beneficiada com a ampliação do sinal na região. “A chegada do sinal digital da Rede Minas na nossa cidade, que é um canal aberto, vai proporcionar muitos benefícios para todo cidadão, principalmente para os jovens que vão prestar o Enem e vestibulares. Eles terão condição de participar de aulas práticas e gratuitas pela Rede Minas, que é um canal aberto”, comemora o prefeito Hideraldo Henrique Silva.
O prefeito comenta que a multiprogramação é outra ferramenta que vai auxiliar os jovens de baixa renda. “Aquelas pessoas que têm dificuldade de pagar um cursinho, de pagar uma aula extra. Pela Rede Minas, como é um canal aberto, terão essa oportunidade. Agradeço muito a Rede Minas e isso vai deixar a cidade mais feliz”.
Multiprogramação
A ampliação da cobertura da Rede Minas no estado chega com novidades. Por meio do sinal, os municípios têm acesso à emissora pública mineira e à multiprogramação, que estreou, em agosto, com conteúdo exclusivo dedicado à educação. O serviço é um recurso da TV digital que possibilita a transmissão de programações distintas em um mesmo canal de TV aberta. Com isso, o público pode acompanhar a programação da emissora e, no subcanal, conferir conteúdo especial direcionado à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com aulas produzidas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) na TV, durante 24 horas, para estudantes e professores. Clique aqui para conferir como sintonizar nas cidades do estado.
Alfenas na telinha
Somada à presença do presidente da EMC Gustavo Mendicino, responsável pela gestão da emissora, também está na cidade a equipe do programa +Geraes para mostrar, na tela da TV, Alfenas, anfitriã do encontro que reúne a cadeia de turismo da região. O município, considerado a “porta de entrada para o lago de Furnas”, é famoso pelo turismo ecológico, a prática de esportes náuticos e a pesca, além da gastronomia que tem a tilápia como um de seus carros-chefe. O +Geraes mostra o município na atração deste sábado (11/11), às 12h.
Raízes do Lago
O I Encontro Regional de Cozinha Mineira e Turismo Rural do Lago de Furnas é realizado nesta sexta (10) e sábado (11), em Alfenas. Durante dois dias, a cidade é palco de seminários, painéis, mesas redondas, oficinas, feira de empreendedores e produtos da região, rodada de negócios e atrações culturais. O evento acontece na Universidade Federal de Alfenas, na Câmara Municipal e na praça Dr. Emílio da Silveira. A programação completa pode ser acompanhada em @furnas.circuito, no Instagram. O Raízes do Lago é realizado pelo Circuito Turístico do Lago de Furnas e tem o apoio da Rede Minas.
Fonte: Agência Minas