Igualmente vitais, diferentemente essenciais

“A mulher bondosa conquista o respeito, mas os homens cruéis só conquistam riquezas” (Provérbios 11: 16).

Vivemos a era da igualdade. No Ocidente, as pessoas estão se tornando progressivamente portadoras de direitos que as iguala enquanto seres humanos e cidadãos. Podemos afirmar sem nenhum exagero que este fato é resultado direto da revolução promovida por Jesus Cristo que rompeu o véu da separação e derrubou o muro que dividia as pessoas:

“Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade” (Efésios 2: 14).

Deus fez a obra reparadora que colocou homens e mulheres no mesmo patamar:

“E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10: 34).

Entretanto, fazer justiça demolindo privilégios daninhos não significa abolir as diferenças. Deus fez homens e mulheres sexos diferentes e lhes conferiu papéis sociais específicos. Se não fosse para cumprir missões diferentes, por que Deus haveria de nos fazer homem e mulher?

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gênesis 1: 27).

Já reparou que a pauta feminista é em larga medida a reivindicação para que a mulher se revista do pior que há na “cultura masculina”? A obstinação pela carreira que vem acompanhada do abandono da família; a liberalidade sexual que se inclina para a infidelidade; o embrutecimento nas relações sociais; a competitividade por postos de poder, dentre outras são vícios danosos, características reprováveis tipicamente associadas ao homem que agora o movimento feminista pretende extender às mulheres. Misericórdia!

Na condição de seres humanos, servos de Deus, peregrinos na Terra que precisam da graça para serem aperfeiçoados pelo Espírito Santo, somos todos iguais. Homens e mulheres devem tratar a todos com igualdade pois de fato somos todos igualmente pecadores e igualmente receptores de bênçãos celestiais.

Porém, não nos esqueçamos que Deus nos deu missões diferentes e devemos cumpri-las com zelo, afinal, o que seria do corpo se lhe faltasse a cabeça ou o tórax?! Cada um é igualmente vital, cada qual é diferentemente essencial.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.