Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), cerca de 400 alunos das oficinas de capoeira do Programa Gente em Primeiro Lugar participam do batizado e da troca de cordas, que acontece no próximo sábado, 14, às 9h, no Centro Cultural Dnar Rocha, localizado na Rua Mariano Procópio 973, em frente ao Parque do Museu Mariano Procópio. Gratuito e livre para todos os públicos, o evento terá transmissão ao vivo no Instagram @genteemprimeirolugar.
O programa oferece oficinas gratuitas em vários segmentos culturais. Na área de capoeira, são atendidas crianças, adolescentes, jovens e adultos em dez territórios da cidade. A equipe é formada pelo Professor Soldado, pelo Instrutor Fabinho, pelo articulador Pedro Casteliani e pelo Mestre Giovane, sob supervisão do Mestre Kiko.
“O Batizado do Gente reforça nossa ancestralidade e brasilidade, através dos instrumentos, cânticos e vestimentas, além da oralidade dos mais antigos, os Mestres. É uma oportunidade de troca. Os mais novos aprendem com os mais velhos e, estes, revitalizam suas energias, vendo a continuidade e a renovação no universo da capoeira.”
O Gente em Primeiro Lugar é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com gestão da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e prestação de serviços da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).