A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) celebrou a inauguração da nova sede da Delegacia de Polícia Civil (DPC) em Águas Formosas, no Vale do Mucuri. A cerimônia reuniu autoridades locais e estaduais e reforçou o compromisso com o aprimoramento da infraestrutura de segurança.
A delegacia representa um marco importante para a comarca. Instalada em um prédio, a nova estrutura passou por série de adaptações nos últimos dois anos para atender às crescentes demandas da população.
Além de servir a Águas Formosas, a delegacia abrange os municípios de Machacalis, Bertópolis, Santa Helena de Minas, Crisólita, Umburatiba e Fronteira dos Vales. Águas Formosas ainda é responsável por duas aldeias indígenas, Pradinho e Água Boa.
A unidade policial atualmente conta com espaço destinado para atividades de trânsito, do setor de identificação, sala do plantão digital, sala da inspetoria e do subinspetor, um gabinete, três salas de cartório, três depósitos de objetos, um quarto de descanso e banheiro para o plantonista, três celas para presos, além de mais quatro banheiros, uma cozinha e uma garagem para duas viaturas.
As novas instalações oferecem estrutura de trabalho de qualidade e objetiva atendimento digno e humanizado.
A instalação do plantão digital também é um importante avanço da Polícia Civil na eficiência e qualidade do serviço prestado na região.
Economia e investimentos
A reforma contou com parceria entre as prefeituras de Águas Formosas, Machacalis, Umburatiba, Bertópolis, Fronteira dos Vales, Santa Helena de Minas e Crisólita com a Polícia Civil, por meio de consórcio intermunicipal, visando otimizar as atividades da polícia judiciária na região.
Cerimônia e homenagens
A realização do projeto contou com o apoio das prefeituras e câmaras municipais de Águas Formosas, Machacalis, Bertópolis, Santa Helena de Minas, Crisólita, Umburatiba e Fronteira dos Vales, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), além de outras entidades parceiras da instituição, que desempenharam papel na concretização do empreendimento.
Estiveram presentes na solenidade o chefe do 15º Departamento de Polícia Civil em Teófilo Otoni, delegado-geral Rômulo Quintino da Silva, durante a cerimônia representando a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Gamboge; o prefeito do município de Águas Formosas, Carlos Souza; o deputado estadual, Neilando; o delegado regional de Polícia Civil em Nanuque, João Augusto Ferraz de Araújo; a delegada titular da Polícia Civil em Águas Formosas, Aquinoann Costa Batista; o prefeito do município de Machacalis, Mauro Roberto Francisco Batista; o prefeito do município de Santa Helena de Minas, Marcus Aurelius Rodrigues; o prefeito do município de Bertópolis, Aristides Ângelo Rossi Depolo; o prefeito do município de Fronteira dos Vales, Adailton Rodrigues da Silva; o prefeito do município de Umburatiba, Belarmino Teixeira da Costa; a vice-prefeita da cidade de Santa Helena de Minas, Margarida Maxakali; representando as aldeias indígenas Água Boa e Pradinho; o juiz de direito da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da comarca de Caeté, Matheus Moura Matias Miranda, que por anos atuou como titular na comarca de Águas Formosas; o comandante da 24ª Companhia Independente de Polícia Militar em Nanuque, tenente-coronel Juvelcino Soares Junior; o diretor do presídio de Águas Formosas, Marcilio Pinheiro de Brito e o delegado de polícia titular da comarca de Monte Sião, Lucas Damas Garlipp Provenzano.
A Delegacia de Polícia Civil fica na Avenida São Vicente, 295, Centro.
Fonte: Agência Brasil