Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), uma importante ação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), realizada através de emendas parlamentares das vereadoras Cida Oliveira (PT) e Tallia Sobral (PSOL), irá beneficiar centenas de alunas em idade menstrual matriculadas em escolas municipais. Na tarde desta terça-feira, 3, foram distribuídos 14.778 absorventes para 50 instituições de ensino do município, escolhidas de acordo com a maior quantidade do público de alunas na faixa etária específica.
As doações foram levadas por representantes das escolas, que receberam os itens de higiene, a fim de repassarem os absorventes para as meninas que possuem dificuldade de adquirir os produtos. A ação tem como objetivo contribuir para erradicar a pobreza menstrual e conferir dignidade. 246 caixas foram entregues na segunda distribuição do ano realizada pela PJF, em parceria com o Legislativo. De acordo com a gerente do Departamento de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Franciane Rabelo, esta é uma ação que visa atender as nossas meninas em situação de vulnerabilidade, para que elas possam ter conforto e dignidade no período menstrual.
De acordo com a vereadora Cida, este é mais um importante passo para que se evite a evasão escolar. “Juiz de Fora está inaugurando uma situação muito positiva com esta iniciativa. Que possamos ampliar ações deste tipo para nossas alunas” Para a vereadora Tallia, “isto é resultado de um debate que vai além da assistência, e sim de um debate sobre saúde. Muitas alunas acabam tendo o rendimento e o compartilhamento escolar prejudicados quando não conseguem ter a possibilidade de adquirir o absorvente quando precisam”.
A coordenadora da Casa da Mulher “Maria da Conceição Lammoglia Jabour”, Maria Cristiane Ribeiro, parabenizou as vereadoras pela proposta. “Vemos necessidades deste tipo constantemente na Casa da Mulher e esta é uma ação que representa um impacto muito positivo para a saúde e o bem-estar das mulheres”.
A assessora de Políticas para as Mulheres da SEDH, Samara Miranda, ressaltou sobre como é importante pensar nas meninas que menstruam. “A pobreza menstrual é mais uma violação que as meninas acabam sofrendo. Esta é uma importante ação, e política pública não se faz apenas com boa vontade, é preciso investimento como este”, comentou.
Alissom Duarte Jordão, diretor da Escola Municipal Álvaro Lins, localizada no Bairro São Judas Tadeu, teve sua unidade prestigiada na entrega dos absorventes. Ele conta que muitas vezes a escola realiza a compra dos absorventes para doar às alunas que, mesmo sem jeito, acabam pedindo o item para a direção. “Sempre precisamos abastecer nossos armários com absorventes para atender meninas que nos pedem o produto, muitas vezes constrangidas, pois não têm em casa. Espero que esta seja uma política pública que permaneça”, disse o diretor.
Dividindo a alegria em receber o produto, a gestora da Escola Municipal Santa Cândida, Gilmara Marchini dos Santos, lembrou que nesta terça-feira, inclusive foi necessário atender uma aluna. “Esta ação representa um ganho para as nossas meninas, é muito importante para as escolas”, destacou.