Após análise da Defesa Civil, PJF realiza intervenção de segurança no Alto Grajaú

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza trabalho contínuo de monitoramento das áreas de risco do município. Em análise recente, foi identificado aumento do risco de deslizamento da encosta localizada entre as ruas Rosa Sffeir e Antônio Alves Teixeira, no Alto Grajaú. Diante disso, serão feitas intervenções de segurança no local. O objetivo é prevenir desastres e resguardar vidas.

 

Durante as vistorias de monitoramento e prevenção que acontecem semanalmente, a equipe da Defesa Civil observou a movimentação do solo. Como explica a prefeita Margarida Salomão, a situação no período de seca é preocupante e gerou necessidade de medidas urgentes para garantir a segurança da população. “É uma área com histórico de deslizamentos e, por isso, é monitorada de forma frequente. Ao identificar o aumento do risco, não temos outra alternativa: precisamos tomar providência. E é o que estamos fazendo em toda a cidade”, afirma. A Defesa Civil alerta que a instabilidade pode aumentar com a escavação de encostas sem acompanhamento técnico, com o descarte irregular de lixo e com a vibração causada pelo trânsito de veículos pesados, como ônibus e caminhões.

Intervenções de segurança 

A PJF já iniciou a contratação emergencial de projeto para obra de estabilização da área. “Nosso compromisso é, de fato, fazer tudo o que pudermos para evitar a perda de vidas. O que podemos e vamos fazer nesse momento é prevenir. Com o trabalho muito meticuloso e competente da Defesa Civil, temos conseguido evitar desastres”, ressalta a prefeita.

 

Nesta quinta-feira, 21, as famílias que moram na Rua Rosa Sffeir, entre os números 557 ao 771, via localizada abaixo da Rua Antônio Alves Teixeira, foram visitadas por servidores da Defesa Civil da PJF e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. De forma preventiva, os moradores foram orientados a deixar as residências e serão acolhidos pela equipe de serviço social, sendo que todos que atenderem aos critérios da legislação serão atendidos pelo auxílio-moradia.

 

Outra medida de segurança foi a interdição para passagem de veículos pesados. A  Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) disponibilizará um micro-ônibus para atender as linhas que circulam no local, além de destinar um agente de trânsito que vem realizando fiscalização frequente na Rua Antônio Alves Teixeiras para impedir a passagem de caminhões.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.