Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nesta terça-feira, 5, ocorreu na Casa da Mulher “Maria da Conceição Lammoglia Jabour”, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o segundo encontro do projeto de empregabilidade “Mulheres que realizam”. 40 mulheres do município estão participando até o mês de dezembro de capacitações para inserção ou reinserção no mercado de trabalho. A iniciativa, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), é uma parceria com a empresa especializada em gestão de pessoas Rheserva. As reuniões mensais são por meio de oficinas, palestras e rodas de conversa, objetivando o resgate da autoestima, das capacidades e das habilidades dessas mulheres, preparando-as para o mercado de trabalho.
Na abertura do encontro, a assessora de políticas para as mulheres da SEDH, Samara Miranda, falou sobre a importância da comunicação, principalmente a não-verbal, ao analisarmos as atitudes do corpo em relação a outra pessoa ou grupo. Como o próprio nome diz, este tipo de comunicação é aquela que acontece sem o uso de palavras faladas ou escritas. Inclui comportamentos como: olhares, gestos, toques, posturas, assim como aspectos físicos, como: roupas e acessórios.
Nesta segunda capacitação, a psicóloga da Rherseva, Samanta Leme, abordou o autoconhecimento para o desenvolvimento dos pontos fortes e a serem desenvolvidos com a aplicação de testes de personalidade. Nas próximas etapas serão abordadas oficinas para elaboração do currículo e preparação para a entrevista de emprego. Ela adiantou sobre os diferentes tipos de processos seletivos utilizados ultimamente pelas empresas. Ela também falou sobre o cuidado com a imagem nas redes sociais que também costumam ser avaliadas por algumas companhias.
O próximo encontro está previsto para o dia 4 de outubro com o feedback dos questionários e testes aplicados com o apontamento do perfil será também traçado um breve plano de carreira.